O Vale do Silício é sinônimo de inovação, mas quais são os pilares por trás disso? Conheça-os aqui e entenda como aplicar na sua empresa
número-de-investidoras-mulheres-cresce (Foto: GettyImages).
, Jornalista
3 min
•
25 jul 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Considerado o ecossistema mais inovador do mundo, o Vale do Silício é berço de empresas como Apple, Uber, Tesla, Google, entre outras. E agora a distância ou o idioma não são mais barreiras: é possível acessar os aprendizados destas grandes empresas daqui.
“Novas tecnologias, modelos de negócio e formas de gestão – tudo o que vem impactando e transformando as nossas vidas nos últimos 50 anos sobre tecnologia vieram do Vale do Silício. O poder de adaptação do ecossistema, a velocidade de execução e times de alta performance são características que tornam o local único”, explica Felipe Lamounier, sócio da StartSe que mora há 5 anos na região. Entenda aqui o que mais está por trás do pensamento de crescimento das empresas de lá:
A Uber tornou a experiência de pegar um táxi muito mais simples, satisfatória e segura. Isso impactou apenas as empresas de transporte? Não, porque a expectativa dos consumidores em relação aos produtos e serviços muda assim que ele passa a acessar algo inovador. Isso cria uma lacuna entre as empresas que pensam como de costume e os negócios inovadores, basicamente porque eles pensam diferente para inovar e criar valor ao usuário final.
Por isso, um dos legados do Vale do Silício é pensar grande e traçar metas ousadas. Claro, com um propósito que guie e oriente seu trabalho e que embase sua ideia. Imagina o que as pessoas pensavam sobre alugar a casa antes do Airbnb?
Como o Vale é um ambiente que fervilha inovação, é mais provável que as pessoas sejam impactada por isso e desenvolvam princípios de aprendizagem, hipóteses e trocas. Mas isso demanda escuta e parceria, questão que pode ser desenvolvida a partir de uma rede de networking.
Por isso, você pode procurar empresas e profissionais com ideais semelhantes, podendo construir juntos novas maneiras de fazer e pensar, gerando o benefício de se ter diversos pontos de vista olhando para uma mesma coisa, novas iniciativas ou formas de trabalho mais produtivas.
O teste é um dos princípios da inovação -- nem tudo vai funcionar de primeira, mas os insights e aprendizados levam para caminhos mais próximos do sucesso. Se isso já não é uma prática, entenda como torná-la dentro do negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Jornalista
Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!