Com o final do ano se aproximando, é hora de concentrar seus esforços no que ainda é relevante no funil de vendas e alcançar uma taxa de fechamento acima de 100%.
Pessoas conversando no escritório (Foto: via Canva)
, redator(a) da StartSe
4 min
•
9 out 2023
•
Atualizado: 9 out 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Com o final do ano se aproximando, é hora de concentrar seus esforços no que ainda é relevante no funil de vendas e alcançar uma taxa de fechamento acima de 100%.
Com frequência, as oportunidades travam porque os clientes param de responder, perdem o interesse ou adiam o projeto.
Nossa dica aqui é revisitar os critérios de qualificação no início do funil e alinhá-los com as equipes. É importante entender que desqualificar uma oportunidade não é um problema.
Crie métricas claras para o ciclo de vendas, a idade das oportunidades e as fases do funil. Tente ser o mais preciso possível, desenvolvendo métricas com base no tamanho do contrato e no tipo de oportunidade.
Hoje, existem diversas ferramentas disponíveis para auxiliar na análise dessas informações.
Normalmente, durante as reuniões de vendas, o foco é fazer as oportunidades avançarem a todo custo. Crie uma programação regular (mensal ou trimestral) para revisar e eliminar oportunidades de baixa qualificação, aquelas sem atividades há X dias ou com mais de X dias de vida. Fechar essas oportunidades como perdidas é fundamental.
É importante deixar claro para sua equipe que não há problema em marcar oportunidades como perdidas, caso essa seja a realidade. Muitas equipes evitam desqualificar ou fechar oportunidades dessa forma por receio das reações da liderança.
Com um funil de vendas mais limpo, o foco estará nas oportunidades em que o cliente está engajado e onde há uma real chance de fechamento.
Isso não só ajudará a equipe comercial a direcionar seus esforços, mas também terá um impacto positivo em toda a empresa. A equipe de geração de demanda entenderá a necessidade de criar mais oportunidades, a equipe de marketing se concentrará em campanhas eficazes e a liderança terá uma visão clara do funil. Desejamos muito sucesso nas vendas e aguardamos você no próximo artigo.
*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.
Leitura recomendada
Saiba como abordar e adquirir clientes com estratégias de comunicação e vendas relevantes para um mundo dinâmico, conectado e com abundância de informações. Confira!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Mauricio Pretto é um empreendedor visionário com reputação de fornecer resultados excepcionais em mercados altamente competitivos. Ele tem uma combinação de pensamento estratégico, excelência operacional e habilidades de liderança de pessoas que o capacita a construir e liderar equipes de alto desempenho que consistentemente superam as metas. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/mauriciopretto Instagram: http://instagram.com/mauriciopretto.br
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!