StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

'Alguns profissionais nunca parecem estar satisfeitos'

Nesta coluna, Tais Targa, psicóloga e especialista em carreira, analisa a relação entre líderes e liderados. Confira!

 'Alguns profissionais nunca parecem estar satisfeitos'

(Foto: via Canva)

, Colunista

7 min

12 jul 2023

Atualizado: 12 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por muitos anos, fui funcionária CLT, e infelizmente, só pude compreender muitas coisas quando me tornei gerente. Posso dizer que a dedicação e a capacidade de entrega sempre fizeram parte do meu perfil, mas em algumas empresas, enfrentei dificuldades de relacionamento com minha liderança, especialmente no início da minha carreira.

Sempre fui questionadora e tinha um lado crítico muito desenvolvido, além de uma obsessão pela perfeição. Esse ideal de perfeição corroía a minha mente, e os erros, tanto os meus quanto os dos meus superiores, eram imperdoáveis. Muitas vezes, esqueci de ter um olhar generoso e apreciativo, além de enfatizar o que havia de melhor em mim e nas pessoas ao meu redor. 

Portanto, escrevo este texto para a Taís de 20 anos atrás, pois hoje tive o privilégio de conviver e aprender com pessoas incríveis, liderar uma equipe de trabalho e vivenciar o dia a dia como empresária e mentora de profissionais em busca de uma nova oportunidade de trabalho.


LIDERANÇAS ESTÃO PERDENDO TALENTOS

Percebo que as organizações estão perdendo seus talentos devido à falta de liderança, políticas de retenção, engajamento e desenvolvimento humano. 

No entanto, também há uma quantidade de profissionais que nunca parecem estar satisfeitos e acreditam que a função de seus chefes é tornar suas vidas um inferno. E adivinhe o que acontece quando alguém se relaciona com outra pessoa pensando tudo isso? Mais cedo ou mais tarde, a vida realmente se torna algo muito próximo disso.

PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO

Lembro-me de uma situação que uma cliente me contou. Devido a um mal-entendido na comunicação, uma pessoa de sua equipe tinha certeza de que seria demitida. Quando essa funcionária se viu ameaçada, começou a se comportar como alguém que seria convidada a deixar a empresa em poucos dias. 

Ela ficava com o rosto fechado, não cumpria mais prazos, era grosseira com os colegas e só via o lado negativo das coisas. Sua performance caiu drasticamente e adivinhe o que aconteceu? Ela não foi demitida, ufa! Felizmente, a chefe dela estava passando por um processo de mentoria comigo, e por meio de um exercício simples, minha cliente conseguiu reverter a situação. 

E tudo começou com um simples problema de comunicação e interpretação dos fatos. 

Infelizmente, isso acontece com frequência nos relacionamentos. Quantas vezes nos colocamos como vítimas, acreditamos que alguém nos odeia e quer transformar nossa vida num inferno? Quando assumimos isso como verdade, nosso comportamento muda. Afinal, é muito difícil agirmos adequadamente ou gerarmos empatia quando temos certeza de que a outra pessoa quer nos prejudicar. E, como o pensamento se materializa em algum momento (pesquise sobre os estudos recentes da física quântica), nosso interlocutor acabará nos odiando de verdade.

Mulheres conversando (foto: Christina @ wocintechchat.com/Unsplash)

CHEFE X FUNCIONÁRIO

Portanto, eu digo a você: cuide dos seus pensamentos. Entenda que seu superior é um ser humano e talvez tenha sido mais ríspido ou direto com você devido a uma pressão extrema ou problemas pessoais. Perdoe. As pessoas cometem erros.

Pense em tudo que vocês já viveram juntos e, se possível, dialogue, converse, peça feedback e ofereça ajuda. Em uma relação hierárquica, cabe a você, como liderado, tentar restaurar a confiança. Sua revolta, suas expressões negativas, seu comportamento vingativo só prejudicarão a pessoa mais importante: VOCÊ.

Agora, caso seu chefe seja alguém irreparável e que não mereça mais nenhuma chance, simplesmente siga em frente. Concentre sua energia em encontrar outra oportunidade e não guarde rancor. Fofocas, desabafos e postagens nas redes sociais só afetarão negativamente seu estado mental. Seja maduro e mostre que você é um excelente profissional, independentemente da sua liderança. 

Mude para outro lugar e não alimente a vingança. Como disse uma vez o grande William Shakespeare: "Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."

Lembre-se de que tudo em que focamos se expande. Portanto, pare de focar em sentimentos negativos e seja grato pelas suas aprendizagens. Eu desejo que você VIVA e que o melhor de você se manifeste.

*Este artigo não representa a opinião da StartSe; a responsabilidade é do autor.

LEITURA RECOMENDADA

Se você lidera times e departamentos, percebeu que o mundo mudou tanto que boa parte de suas habilidades e competências já não são mais suficientes para desenhar a estratégia e conduzir o futuro do seu negócio. Essa formação irá desenvolver hard e soft skills completamente novas para você se tornar profissional com pensamento exponencial, capaz de construir novas e poderosas transformações.
 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Psicóloga, Mestre em Educação, Job Hunter, Especialista em Recolocação e Carreira. Reconhecida como uma das brasileiras com mais destaque na produção de conteúdo no LinkedIn – LinkedIn Top Voices. Empreendedora. Diretora da empresa TTarga Carreira e Recolocação Autora do Livro Você de Emprego Novo - Editora Évora.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!