Entenda como o impacto da Copa do Mundo valoriza os negócios e abre novas oportunidades.
Torcedores brasileiros (Fonte: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
7 min
•
25 out 2022
•
Atualizado: 5 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Finalmente o clima de Copa do Mundo: o momento em que os brasileiros se unem para torcer pelo futebol. Com decoração verde e amarela em casa, hits musicais e apetrechos diferentes, as famílias se unem, os expedientes terminam mais cedo e as celebrações acontecem em qualquer hora do dia. Mas essa não é a única razão para esse torneio internacional existir…
Pois é. Nem apenas de futebol vive o maior tornei de futebol do mundo. A economia e a política também fazem parte do evento. Afinal, a sua transmissão ultrapassa dois bilhões de espectadores e essa visibilidade traz inúmeras possibilidades de negócios – tanto para quem transmite, quanto para quem divulga (o que mobiliza uma quantidade de dinheiro gigantesca!)
Fora isso, não vamos nos esquecer das premiações. Nesta edição, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai gastar 10% a mais em relação ao campeonato da Rússia, com uma premiação que ultrapassa os R$ 2 bilhões.
Abaixo, a premiação da Copa do Mundo do Qatar:
Muito dinheiro, né?
A Fifa criou o evento com um único objetivo: popularizar e profissionalizar o futebol pelo mundo. E conseguiu! O que começou com apenas 13 seleções envolvidas foi crescendo de acordo com a sua relevância no mercado e no coração dos torcedores. Um artigo escrito por Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU o diplomata relaciona o fenômeno da Copa do Mundo com as Nações Unidas:
“O futebol é o único jogo realmente global, praticado em todos os países, por todos os povos e religiões. Ele é um dos poucos fenômenos tão universais quanto as Nações Unidas."
Para se ter ideia, a Copa do Mundo de 2018 contribuiu com 12,5 bilhões de euros à economia da Rússia, número pouco acima de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo o comitê de organização do torneio. Neste ano, no Catar, os valores não devem ser diferentes.
Mas muito além do Catar, o evento vai se basear em um intenso networking para os empresários do mundo inteiro. É o momento em que possíveis compradores internacionais promovem os seus produtos.
A gamificação - que é o uso de mecânicas de jogos para motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais - se tornou uma das melhores formas de engajar os consumidores, isso é um fato. A ideia aqui é aliar esse estímulo com a Copa do Mundo.
O bolão do Nubank (ou NuBolão) é um claro exemplo disso: a nova funcionalidade da fintech estará disponível em uma aba da plataforma e permitirá que os usuários criem grupos para dar palpites sobre a competição, oferecendo uma premiação de até R$ 60 mil para quem acertar os resultados dos jogos.
Além dos prêmios para os líderes do Ranking Geral do NuBolão, a fintech também vai distribuir dinheiro e gift cards para clientes que simplesmente fizerem palpites da Copa do Mundo. Interessante, né?
Se jogue no hype e encontre formas de relacionar a sua empresa com o futebol. Caso o seu negócio tenha um ponto físico ou um espaço que permita a realização de eventos, é possível convidar clientes e fornecedores para assistir aos jogos juntos ou fazer uma comemoração no local. Que tal?
Mostre que a sua empresa está na torcida! Uma das melhores maneiras de apresentar isso ao público é criar promoções temáticas, que tragam benefícios aos clientes.
Por exemplo, para cada partida que o Brasil vencer, uma blusa da sua loja sai mais barata, ou o curso X cai o preço (isso independe do setor da empresa, desde que você saiba exatamente o que o seu cliente gostaria de benefício).
A Copa do Mundo é considerada ativo intelectual da Fifa, ou seja, todas as suas marcas são de uso exclusivo de quem as registrou e de seus patrocinadores. Então, se sua empresa não tem os direitos de uso dessas imagens, melhor não arriscar colocá-las nas suas páginas ou nos seus produtos. Tá bom?
Para ficar por dentro, confira o Guia de Propriedade Intelectual com todas as especificações da FIFA aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!