StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como fazer e editar vídeos simples que parecem profissionais

Veja dicas incríveis, apps e softwares para editar vídeos

Como fazer e editar vídeos simples que parecem profissionais

Edição de vídeo no celular pelo app CapCut (foto: Onur Binay/Unsplash)

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Erica Queiroz

Até pouco tempo atrás, fazer um vídeo era algo que demandava muito tempo e também dinheiro. 

Produzir um vídeo profissional podia levar dias só para gravação e mais diversos dias para edição: recortar, adicionar as transições, legendas, acertar o volume etc.

Aí vinha a parte da aprovação do cliente que, geralmente, pedia outros ajustes.

Hoje, você pode fazer um vídeo super bacana e com cara profissional, dentro da própria empresa (in-house), e sem gastar muito.

Se a sua empresa for grande, dá até para ter uma pessoa ou talvez até uma equipe apenas focada em vídeos.

Já se for uma startup, inicialmente, talvez o proprietário tenha que colocar a mão na massa e fazer o trabalho. Mas também é possível contratar um estagiário de marketing, que saberá usar várias ferramentas on-line e fazer vídeos incríveis, se tiver um direcionamento estratégico e de conteúdo.

MAS ANTES DE COMEÇAR A CRIAR VÍDEOS…

Camera de vídeo (foto: Jesus Loves Austin on Unsplash)

Antes de sair criando vídeos aleatoriamente, você precisa de uma estratégia e um planejamento bem definidos.

A primeira coisa a se pensar é na linha editorial que a empresa pretende seguir.

É preciso definir quais temas serão abordados e, dentro deles, quais os sub-temas mais importantes.

Então, é preciso definir toda estratégia. Qual será a frequência de postagens? Quais os temas mais abordados? Quais mídias serão utilizadas? Qual a duração de cada vídeo? Quais os tamanhos e formatos? Horizontal, vertical? Afinal, cada mídia requer um formato de vídeo diferente.

No Instagram, por exemplo, você tem um formato para os Reels e outro para vídeos mais longos. Os vídeos têm que ser feitos em formato vertical, pois as pessoas os assistem com o celular em pé. E as suas medidas diferem: os vídeos do Reels são mais “altos” que os de feed.

Dependendo de onde o vídeo será veiculado, ele deve ser mais curto, como no Reels, ou mais longo, como no YouTube, pois lá as pessoas estão dispostas a consumir mais conteúdo. 

Além disso, é imprescindível adicionar legendas aos vídeos, pois a maioria das pessoas os assiste com áudio desligado.

Portanto, sem esse planejamento, você poderá perder muito tempo, pois poderá criar um vídeo na vertical para um formato que é mais consumido na horizontal ou vice-versa e fazer um vídeo curto para veículos em que as pessoas consomem os longos.

BOAS NOTÍCIAS PARA FAZER VÍDEOS

Hoje, para fazer um vídeo, muitas vezes você nem precisa mesmo de um modelo humano. Com belas imagens, boas transições e uma boa locução, talvez até de alguém que trabalhe na empresa mesmo, você consegue criar um vídeo incrível e persuasivo.

Claro que um vídeo com um modelo, um funcionário da empresa ou o próprio CEO ou proprietário humaniza muito mais a marca. Mas você pode experimentar assim e ver os resultados!

E pode contratar modelos para vídeos mais estratégicos!

Além disso, há vários aplicativos que já oferecem bancos de imagens gratuitos. Então, você não precisará pagar pelas fotos também.

COMO GRAVAR OS VÍDEOS

Mulher influenciadora gravando vídeo para redes sociais (foto: LeoPatrizi/Getty)

Para gravar vídeos com pessoas, se não forem vídeos que precisem ser de altíssima qualidade, às vezes, é possível até gravá-los com o próprio celular.

Contudo, para fazer vídeos mais profissionais, você pode investir em equipamentos como câmeras, microfones, iluminação, chroma key ou um background mais clean, teleprompter… E alguém bom para fazer a edição em aplicativos pagos, como o Adobe Première Pro, por exemplo. 

Aqui, é sempre importante lembrar de ver se os equipamentos ou o próprio celular estão carregados, desligar notificações, redes, colocar o celular no modo avião, ficar em um lugar isolado, para não ter surpresas no caminho! Já pensou se você já gravou 25 minutos do seu video de 30 minutos e entra uma chamada? Não dá para correr esse risco!

FERRAMENTAS PARA EDITAR VÍDEOS

Há inúmeras ferramentas para juntar vídeos, recortar, adicionar legendas, adicionar legendas automáticas, adicionar efeitos, aumentar ou reduzir o som, eliminar ruídos etc.

E há muitas ferramentas gratuitas, que são excelentes para vídeos do dia a dia nas redes sociais e até mesmo para editar algo maior para o YouTube e cursos. Algumas você consegue utilizar no próprio celular, mas outras somente no computador.

A minha ferramenta favorita de celular é um aplicativo gratuito chamado CapCut.

Você pode gravar vídeos nele mesmo ou subir vídeos que você gravou fora.

Ele gera as legendas automaticamente, você pode ajustar o som, as fontes, colocar balões nos textos, adicionar música de fundo, efeitos de transição, permite juntar vídeos, recortá-los… Enfim, dá para fazer vídeos incríveis com ele!

Você pode até fazer vídeos na Canva e depois ajustá-los no CapCut. Não vivo sem ele!

Outros aplicativos gratuitos bastante utilizados:

  • InShot
  • iMovie
  • Kine Master
  • YouCut
  • VLLO

Caso queira algo mais profissional, seguem alguns editores de vídeo mais “poderosos” e pagos:

  • Adobe Première Pro
  • Final Cut Pro
  • Vegas Pro
  • Filmora

E aí? Se animou a começar vídeos agora mesmo? 

Muito sucesso para o seu negócio! 

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!