Primeiro, diga a si mesmo que isso não é sobre você, mas um comportamento da pessoa. Entenda mais!
(Foto: via Canva)
, jornalista
4 min
•
5 jul 2023
•
Atualizado: 5 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Como você lidaria com um funcionário explosivo? Imagine que vocês estão conversando e, de repente, ele começa a ficar com raiva e na defensiva. Não concorda com absolutamente nada do que você está falando.
Suas emoções começam a transbordar também. E agora, o que fazer quando uma conversa está fora de controle?
“Primeiro, diga a si mesmo que isso não é sobre você, mas um comportamento da pessoa. Isso não ajudará você a se sentir melhor, mas permitirá que você dê um passo para trás e reative seu cérebro racional, em vez do emocional. Com a prática, isso ficará mais fácil”, diz artigo de Bob Taibbi, Assistente Social Clínico.
Para Anthony Suchman, médico e professor de medicina na Universidade de Rochester, a conversa no ambiente de trabalho funciona em dois níveis: “um canal de tarefas e um canal de relacionamento”, diz. Os dois caminham juntos.
Assim, quando você tem um desentendimento emocional com o funcionário, geralmente é porque ele interpretou algo sobre o relacionamento. Em outras palavras, interpreta como um ataque pessoal.
O que fazer: quando a situação está emocionalmente elevada, você deve separar a tarefa do relacionamento. Parece complexo, mas Suchman diz que, para fazer isso, você precisa reafirmar seu compromisso com o relacionamento entre você e seu funcionário ou colega de trabalho por meio do PEARLS:
“Eu realmente quero trabalhar nisso com você.”
“Aposto que podemos descobrir isso juntos.”
“Posso sentir seu entusiasmo enquanto fala.”
“Posso ouvir sua preocupação.”
"Você claramente colocou muito trabalho nisso."
“Você investiu nisso, e isso mostra.”
“Sempre apreciei sua criatividade.”
"Não há dúvida de que você sabe muito sobre isso."
“Isso seria difícil para qualquer um.”
“Quem não ficaria preocupado com algo assim?”
"Eu gostaria de ajudá-lo com isso."
“Eu quero ver você ter sucesso.”
É importante que você saiba lidar com funcionários explosivos para promover um ambiente de trabalho harmonioso, evitar conflitos desnecessários e garantir a produtividade da equipe. Além disso, ao compreender e lidar adequadamente com esses funcionários, a liderança demonstra respeito e valorização, o que contribui para o engajamento e a retenção de talentos.
LEITURA RECOMENDADA
Caso você precise potencializar as suas habilidades como liderança e entender e se tornar uma pessoa profissional com pensamento exponencial, capaz de construir novas e poderosas transformações, clique aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!