Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual é o papel da liderança em momentos de catástrofes climáticas?

Em meio aos desafios que enfrentamos no Rio Grande do Sul devido às recentes catástrofes climáticas, os líderes nas empresas desempenham um papel muito importante no apoio às suas equipes.

Qual é o papel da liderança em momentos de catástrofes climáticas?

Foto: golero via Getty Images

, Redator

5 min

9 mai 2024

Atualizado: 9 mai 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Renata Tomazelli, fundadora da Youfeel Health

Em meio aos desafios que enfrentamos no Rio Grande do Sul devido às recentes catástrofes climáticas, os líderes nas empresas desempenham um papel muito importante no apoio às suas equipes garantindo que elas tenham o suporte necessário para enfrentar essa situação, especialmente aqueles que estão no Rio Grande do Sul ou com membros da equipe ou familiares que residem aqui.

Como Consultora em Desenvolvimento Organizacional, estou trabalhando diretamente com líderes, ajudando a implementar estratégias para gerenciar suas equipes durante esses momentos difíceis.

É normal que muitos líderes se sintam perdidos ou inseguros sobre como agir em situações como essas. No entanto, é importante lembrar que, mesmo diante da incerteza, há ações que podem ser tomadas para oferecer suporte e orientação às equipes. Como, por exemplo:

Comunicação consistente: mantenha uma linha aberta de comunicação com sua equipe. Pergunte como estão as pessoas e suas famílias, esteja disponível para ajudar no que for possível. Informe constantemente o time sobre o que está acontecendo e esteja pronto para responder a perguntas e fornecer esclarecimentos.

Priorize a segurança: em momentos como este, a segurança é a prioridade máxima. Instrua sua equipe a seguir os protocolos de segurança e demonstre que você e a empresa estão comprometidos com o bem estar deles, mesmo que isso signifique interromper temporariamente as atividades normais de trabalho. É importante reconhecer que muitas pessoas que não foram diretamente impactadas estão enfrentando dificuldades, além da falta de energia elétrica, água e internet. Leve isso em consideração antes de fornecer orientações a equipe ou solicitar alguma demanda. 

Colaboração e Gestão de entregas: facilite a colaboração entre as equipes, reorganize as entregas e as prioridades se necessário, especialmente se há equipes remotas que estão distribuídas por diferentes regiões do país, elas podem assumir responsabilidades de pessoas que não podem trabalhar integralmente agora? Reorganize, relembre as pessoas das prioridades e preste o apoio necessário na retomada ao trabalho. 

"Coloque a máscara primeiro em você": cuide de sua própria saúde física e mental, para que possa estar presente e apoiar sua equipe da melhor maneira possível. Se você gastar toda sua energia, não terá energia para fazer isso com a equipe. Se doe, mas saiba que você também tem limites.

Apoio a longo prazo: reconheça que os efeitos de uma catástrofe climática como essa podem persistir por muito tempo. Continue oferecendo apoio, recursos e assistência prática às pessoas da equipe e às comunidades afetadas, compromisso de longo prazo será fundamental para resolver. 

Uma abordagem prática, flexível e adaptativa para liderar equipes em momentos como este é fundamental. Ao prestar atenção nesses pontos os líderes não apenas enfrentam as adversidades presentes, mas também constroem bases sólidas para um futuro mais resiliente e unido.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!