StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Do tradicional ao metaverso: como funciona o showroom

Saiba como funciona o showroom tradicional, virtual e no metaverso e como criar novas estratégias — de experiência imersiva a novos produtos — para atrair e fidelizar clientes!

Do tradicional ao metaverso: como funciona o showroom

Desfile da Renner no metaverso (Foto: divulgação Renner)

, jornalista

9 min

19 abr 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra 

Nos últimos anos, cerca de 75% dos consumidores mudaram seus hábitos de compra e quem traz o dado é uma pesquisa feita pela McKinsey, líder no mercado de consultoria. O relatório mostra que as pessoas estão cada vez mais fazendo compras na loja física e no online. Foi-se o tempo que a escolha era uma ou outra.

Além disso, a fidelidade do consumidor também mudou — e é histórica. Cerca de 39% dos clientes trocaram de marcas e 79% pretendem continuar explorando novas opções, de acordo com o estudo da McKinsey.

Os números servem de alerta para você. Como atrair novos clientes omnichannel e ganhar a fidelidade deles ao invés de perdê-la? A resposta: criando novas estratégias — como experiência imersiva, novos produtos e metaverso — que vão ao encontro da mudança comportamental. Hoje, eu trouxe um modelo: o de showroom para desbravarmos.

O QUE É SHOWROOM?

É um espaço físico para mostrar os produtos ou os serviços da marca. Em outras palavras, serve para exibi-los para o consumidor final. A venda pode ser feita por lá, mas diferente da loja física convencional, o cliente não vai comprar o produto que está exposto. Outro novo, sob as mesmas condições, será entregue para ele.

A modalidade — como você deve estar pensando — não é nova. Existe há anos nos mais diversos mercados, como: no imobiliário (a venda do imóvel “decorado” é um exemplo); no de móveis (quando você visita o local para visualizar a exposição dos móveis); e no de automóveis (para avaliar os veículos).

O que mudou foi a forma como o showroom é feito. Hoje, não basta apenas ter um showroom, é preciso investir no formato instagramável e imersivo para encantar a clientela. Além disso, o showroom virtual começa a virar tendência quando o assunto é omnichannel.

Showroom virtual vira estratégia para fisgar consumidor (Foto: nurdongel via Getty Images)

O QUE É SHOWROOM VIRTUAL?

A ideia é a mesma do showroom físico, mas no ambiente online. “O showroom digital possibilita a comercialização de coleções, além de ajudar a recriar lojas físicas no ambiente virtual, de forma que o cliente possa caminhar no ambiente em realidade virtual e interagir com produtos”, diz o Sebrae.

E qual é a diferença entre o showroom digital e o e-commerce? A loja virtual mostra os produtos e os clientes podem comprá-los. No showroom virtual, é possível mostrar detalhes do produto (como o uso de realidade aumentada), agendar horário para visitar o estoque ou receber o item para testá-lo (a famosa “malinha”).

“O showroom virtual oferece uma experiência inovadora para os clientes”, diz Juliana Segallio, consultora de negócios e marketing do Sebrae. E está alinhada ao seu marketing digital. E não à toa. Afinal, em 2020 os smartphones foram responsáveis por mais de 80% do tempo que as pessoas passaram online em oito países, segundo dados da Statista. O Brasil ocupou a 4ª posição. Ou seja, as pessoas estão conectadas e é preciso buscar estratégias de marketing para fisgar a atenção delas.

Caso você queira conhecer novas estratégias de marketing, a StartSe tem o Growth Program 100% online e gratuito. Você vai aprender as novas metodologias de crescimento de negócios mais usadas pelas empresas do Vale do Silício. Clique aqui para saber mais!

COMO O METAVERSO PODE AMPLIAR A EXPERIÊNCIA DO SHOWROOM

Se as pessoas estão ficando mais conectadas, o metaverso tem — e muito — a se beneficiar deste comportamento. Por exemplo, os atendentes e os clientes podem criar avatar próprio para visitar o showroom no metaverso da sua marca. Ou se a sua loja for de maquiagem, roupa ou sapato, você pode oferecer um provador virtual? As possibilidades para explorar o metaverso são várias e quanto antes, menor a concorrência, né? E algumas marcas já sabem disso e começam a dar os primeiros passos por lá.

QUAIS EMPRESAS APOSTAM NO SHOWROOM NO METAVERSO

No Brasil, uma das primeiras a usar o showroom no metaverso foi a BMW. A marca fez o lançamento do iX, SUV elétrico no metaverso. Dentro do ambiente, a clientela teve acesso ao showroom e pode até fazer um test-drive. A Honda também entrou na onda e criou um showroom no metaverso.

No ramo da moda, a Renner também marca presença. A varejista fez um desfile no metaverso do qual estava disponível o showroom com os produtos para conferir os detalhes das roupas por meio do uso de tecnologia de mapeamento corporal e movimento. A Nike é outro exemplo. A empresa criou a experiência “Nikeland” e um showroom dentro do jogo Roblox.

Tênis Nike feito para a Roblox (foto: divulgação)

POR QUE IMPORTA?

O consumidor principalmente da Geração Z, que já representa 36,7% da população mundial, tem o comportamento omnichannel (físico e online). Por isso, uma das formas de fisgar a atenção dele é por meio do showroom — físico, virtual e metaverso — com experiências disruptivas.

Quer se aprofundar mais sobre metaverso e outras tecnologias emergentes? Clique aqui!

Banner newsletter StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!