StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como sua marca pode investir em web3? Entenda como Reserva faturou 1 mês em 50 minutos

O futuro das empresas está na web3? Sem muitas respostas, marcas apostam e abrem caminhos inovando. Veja como começar na sua empresa também

Como sua marca pode investir em web3? Entenda como Reserva faturou 1 mês em 50 minutos

, Jornalista

4 min

18 nov 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

“A real é que a web3 ainda não é prioridade hoje para as empresas”, diz Caio Barbosa, da LUMX Studio. Ele está envolvido em grandes projetos de web3 no Brasil hoje, inclusive a coleção de NFTs da Reserva, case que ficou reconhecido internacionalmente e foi um marco no Brasil. 

Ainda assim, o tema é muito novo e as marcas estão medindo a temperatura antes de entrarem de vez neste universo. Por isso, Caio destaca que o primeiro desafio é vender internamente a ideia.

Para ele, tem sido importante estar em ecossistemas que estão culturalmente alinhados à inovação, onde é possível montar projetos que façam sentido com o propósito da marca, claro. E aqui a gente separou os aprendizados trazidos por ele:

Comece gradualmente

Como tecnologia nova, é importante começar pequeno e ir se aprofundando. Isso mitiga os riscos e aumenta as potencialidades, já que abre espaço para testes. No caso da Reserva, os NFTs foram o caminho próximo ao que outras marcas de roupa estavam seguindo, podendo ter um panorama do que já funcionava. 

Benefícios

Para atrair usuários e compradores, é preciso pensar em quais benefícios vão funcionar - tanto para a marca, quanto para quem compra. Neste caso, eles optaram por mesclar benefícios digitais e físicos para dar segurança ao consumidor. Quem compra o NFT, tem acesso à shows, um curso online, descontos e acesso à comunidade exclusiva. 

Marketing

Nada de marketing tradicional, viu? O caminho para a web3 pede inovações no marketing, mas começa entendendo o público que você que atingir. A Reserva acabou mesclando, abrindo conta no Instagram para educar o público e já criando uma base engajada e também abrindo um servidor no Discord. 


E os resultados? 

Valeu a pena? No fim, a marca estava focada em aprender mais sobre o processo, mas acabou colhendo muito mais frutos do que isso. Por ter sido uma das pioneiras no Brasil, ganhou grande destaque na imprensa e garantiu visibilidade, além de sinônimo de empresa que está com os pés no futuro. 

E os lucros também renderam. A marca conseguiu o valor que 3 lojas conseguiriam em 1 mês em 12 horas de vendas com a coleção de NFTs. 

Por que importa?

No fim do dia, os investimentos em tecnologias tão novas são apostas. Se por um lado existem riscos, existem também os louros de quem sai na frente. O aprendizado principal da Reserva foi voltar sempre ao propósito e criar algo alinhado à marca, aproveitando o boom, mas sem atropelar os valores. 

No fim, o reconhecimento veio e ela segue lançando novidades, buscando ainda mais diferenciações – eles estão lançando o tênis com versão digital e física. Sendo a web3 um movimento com potencial de revolucionar negócios, a Reserva sai na frente e busca sobreviver em um mercado tão competitivo. 

Thumbnail do vídeo

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!