Conheça as características mais importantes para ter uma mentalidade inspiradora
Pessoas conversando no trabalho (Fonte: Getty Images)
, Produtora de Conteúdo
5 min
•
6 jan 2023
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Você não precisa ter um cargo de gestão para ser líder. “Pessoas cujas ações e palavras exercem influência sobre o comportamento e pensamento de outras”: esse é o verdadeiro significado da palavra liderança.
Ter mentalidade de líder não quer dizer “mandar” ou “orientar” pessoas, mas ter a capacidade de realizar atividades que inspiram e que estimulem a criatividade de quem está ao redor. Como fazer isso? Existem quatro habilidades indispensáveis:
Ter autoestima e repertório suficiente para questionar uma nova ideia, dar suas sugestões e opiniões. Uma pessoa audaciosa não tem receio de escolher ações e percursos difíceis que interfiram no desejo de realizar determinada tarefa.
Identificar as mudanças e se adaptar ao contexto. Pessoas que desenvolvem essa habilidade possuem mais inteligência emocional e conseguem viver sob condições diferentes do que foi imaginado. Elas são mais flexíveis, sabem enfrentar situações adversas e estão dispostas a fazer o que for preciso em meio a mudanças.
Pessoas abertas querem sempre aprender. Não se conformam com pouco e estão dispostas a descobrir o que for preciso para inovar, ser diferente. Profissionais que possuem fome de conhecimento, com múltiplos interesses e que sempre têm algo a contribuir e aprender.
Não ficar em cima do muro, procurar uma solução, saber se expressar claramente: estas são características essenciais de pessoas assertivas. Elas possuem pensamento positivo e muita proatividade.
Quer saber mais sobre essas habilidades? Cristiano Kruel, Junior Borneli e Piero Franceschi, autores do livro Organizações Infinitas e sócios da StartSe podem te ajudar no vídeo abaixo. Confira!
Agora, vamos aprofundar. Separei uma lista com 4 livros que vão te ajudar a ter uma mentalidade de líder, confira:
Neste livro, você vai aprender a ver o líder pelos olhos dos outros. Como uma oportunidade valiosa de ser útil, contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe e ajudá-la a conseguir aquilo que querem e fazem por merecer.
De forma simples e prática, o autor desmistifica algumas atitudes que caracterizam o gerenciamento:
“Delegar poder é deixar as pessoas se virarem sozinhas e permitir que gerenciem a si mesmas.
É preciso ser um líder nato para gerenciar.
Não há tempo suficiente para gerenciar pessoas.
Ser firme é agir como um cretino e ser uma pessoa legal é deixar cada um fazer o que quiser.”
Neste grande clássico, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso:
Mais um guia de insights transformadores, incluindo:
Se você quer, de fato, ser um grande líder, então, precisa conhecer e praticar as 21 irrefutáveis leis da liderança. Elas valem para o seu trabalho, mas também na comunidade, em casa ou em qualquer outro local onde você exerce a sua liderança.
O especialista John Maxwell garante, em seu livro, que nenhum líder está 100% pronto para exercer essa arte de gerir pessoas. Ou seja, o líder é um eterno aprendiz. Inclusive, aquelas pessoas que nascem com o dom para liderança correndo nas veias.
Boa leitura!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!