Não importa o segmento, todas as empresas hoje em dia competem entre si e todas querem ser Máquinas de Atenção. Para isso, é preciso estar no digital e capturar ao máximo os dados e a atenção do cliente.
Foto por Unsplash
, Produção de Conteúdo
5 min
•
16 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
por Marina Rafaella Preto
Toda empresa quer ser uma Máquina de Atenção. Na era da tecnologia, da velocidade, da inovação, ganha aquela que conseguir mais tempo de tela dos internautas, e melhor ainda se conseguir convertê-lo em um potencial cliente.
Acontece que, nem sempre as pessoas viram de fato clientes de um serviço ou produto de uma empresa só porque passaram muito tempo impactados por ela. E é aí que entra uma jogada interessante: monetizar o tempo das pessoas; sobretudo quando falamos de redes sociais, as mesmas utilizam de vários recursos e artifícios para isto.
Havia pelo menos 5 redes sociais notórias antes do Facebook; o mesmo foi começar a ganhar notoriedade por volta de 2008, cerca de 4 anos após ter sido criado, quando atingiu a marca de rede social com mais usuários cadastrados no mundo. E demorou pelo menos mais 1 ano até que seus desenvolvedores percebessem uma grande oportunidade e gerar lucro para o site pela primeira vez.
A partir do momento que se notou que o tempo que as pessoas passavam em uma rede social é muito valioso e lucrativo para a mesma, começaram a surgir novas redes - todas com o intuito de viciar seus usuários. O conjunto de logaritmos e recolhimento de dados destas plataformas é poderosíssimo no que diz respeito a compreender os gostos de cada usuário e como atrair sua atenção cada vez mais.
O TikTok é, sem sombra de dúvidas, a rede social que mais executa bem este plano. É o que podemos chamar de grande case de sucesso de uma Máquina de Atenção, por conseguir reter em média 10 minutos seguidos da atenção dos internautas, num mundo cheio de estímulos que competem por atenção.
Numa realidade onde todos competem entre si, independente do segmento, cabe às grandes empresas e startups entenderem melhor como é o funcionamento de uma Máquina de Atenção e o que pode ser feito para tornar-se uma, além do grande desafio de tentar capturar e aproveitar as informações que os usuários nos fornecem para direcioná-los produtos e serviços que possam ser de seu interesse, sem que os mesmos se sintam coagidos ou vigiados.
Para saber mais, assista ao novo episódio do Podcast Organizações Infinitas no nosso Youtube, e fique por dentro de grandes estratégias de Máquinas de Atenção.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!