StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Como Skala viralizou e se tornou fenômeno de vendas nos EUA

Esperando que as exportações cresçam 45% ainda em 2023, a diretora de marketing da Skala conta como o negócio vem se destacando

Como Skala viralizou e se tornou fenômeno de vendas nos EUA

, Jornalista

7 min

4 jul 2023

Atualizado: 4 jul 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

“Quando a sorte nos encontra, precisamos estar trabalhando com qualidade para que sigamos sendo vistos e valorizados”, diz Bruna Veneziano, Diretora de Marketing de Skala. Isso depois que a marca foi surpreendida com a viralização no TikTok. E pasme: foi uma americana fazendo uma review sincera do produto.

O poder do TikTok em uma marca consolidada

Mas, como bem diz Bruna, o sucesso não se constrói sozinho. A marca vinha, ao longo de seus 37 anos, criando diferenciais e olhando para um público por muito tempo negligenciado pelo resto do mercado de beleza.


  • O potão que virou queridinho: “ao longo desse tempo nos tornamos pioneiros na comercialização de cremes de tratamento para cabelo em embalagens de 1 quilo, o que mudou para sempre o jeito de cuidar das madeixas dos brasileiros, graças a invenção do "Banho de Creme", um ritual de beleza incorporado ao dia a dia de milhões de mulheres,” explica Bruna.

Antes direcionados aos salões de beleza, a marca viu a oportunidade e interesse do público e hoje eles conquistaram 50% do mercado de produtos de cabelo na categoria creme de tratamento no Brasil, além de estar presentes em 41% dos lares do país.  

  • Representatividade: “tentamos estar o mais próximo possível de nossos consumidores, não só atendendo a todas as suas necessidades, mas também por meio da construção de representatividade. Em nossa comunicação utilizamos avatares que representam diversas personalidades, corpos, cabelos e estilos.”

Ela explica que as redes sociais da marca tem papel fundamental nesta construção, representando valores e crenças com os quais os consumidores se identificam, com energia e bom humor. Assim, eles criam uma relação afetiva com a marca e a defendem. 

  • ESG: Atenta às práticas ESG e ao aumento do consumidor consciente, a Skala se tornou 100% vegana e cruelty-free (livre de crueldade, em português) desde julho de 2018. A marca utiliza ainda ingredientes de origem vegetal e adota práticas de baixo desperdício de matéria-prima.

Internacionalização e impactos na Skala depois de viralizar no TikTok

“Graças a essa repercussão começamos a exportar para os Estados Unidos em março as categorias de cremes para pentear e kits de shampoo e condicionador. Com distribuidores na Flórida, Nova Jersey e Nova York, que realizam vendas tanto físicas quanto online, é possível afirmarmos que a marca atenderá todo o continente norte-americano. Esperamos que as exportações cresçam 45% somente em 2023, em comparação com o ano anterior, o que está alinhado com o nosso plano de negócios”, conta ela. 

Para ela, esse movimento foi beneficiado pela pequena oferta de produtos para cabelos crespos no país que atendam com eficácia e bom custo-benefício. Agora, a marca passou de 1 contêiner para 10, de março até agora, rumo aos EUA. 

Além disso, a empresa exporta para mais de 40 países como Colômbia, Panamá, Venezuela, Portugal e Espanha, avaliando o mercado a partir das variações de clima e tipos de cabelo mais comum. 

Por que importa?

O exemplo da Skala é um sinal claro de que mesmo se você não está no TikTok, o seu consumidor está — talvez falando da sua marca e você nem sabe. Nem sempre o engajamento é positivo, não é mesmo?

Mas, além disso, a rede social deixou de ser um lugar para jovens e dancinhas e virou lugar de negócios. Desde que a linguagem seja respeitada. Afinal, existe um tipo de voz da sua marca, mas o tom pode mudar -- e alcançar mais gente. Então, esteja preparado e entregando o melhor produto ou serviço e criando diferenciais nos bastidores, para que isso entre com consistência também na sua comunicação. 

O impacto, como no caso da Skala, é gerar mais receita e ampliação do mercado. O que será que o TikTok pode fazer por sua marca? Já pensou nisso?

Leitura Recomendada

A Skala é um exemplo de empresa que soube usar o ESG nos seus produtos, usar o poder das redes sociais e gerar alcance internacional. Tudo isso atualizando seu modelo de negócio e a forma de se comunicar nas novas plataformas. Esse é um claro exemplo de gestão exponencial que pode fazer uma empresa crescer em várias direções diferentes. Aqui você pode ter mais detalhes de como esse modelo de gestão funciona. E usar várias táticas que a Skala também usou ao seu favor. Confira aqui

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!