StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Competindo na era da Inteligência Artificial: por que gestores e líderes devem se preparar?

Saiba como a Inteligência Artificial está transformando os negócios e porque gestores e líderes devem se preparar para reinventar sua empresa em torno de dados, análises e IA.

Competindo na era da Inteligência Artificial: por que gestores e líderes devem se preparar?

, Jornalista

6 min

3 fev 2023

Atualizado: 16 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Se você ainda tinha dúvidas do potencial da Inteligência Artificial nos negócios, é hora de deixar o ceticismo de lado. A IA está transformando a natureza do trabalho, deixando de ser coisa de TI e começa a desafiar os princípios dos negócios. 

No Livro Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, Marco Iansiti e Karim R. Lakhani mostram como reinventar a empresa em torno de dados, análises e IA remove as restrições tradicionais de escala, escopo e aprendizado que limitaram o crescimento dos negócios por centenas de anos. 

“A IA está se tornando o motor universal de execução. À medida que a tecnologia digital molda cada vez mais 'tudo o que fazemos' e permite um número crescente de tarefas e processos, a IA está se tornando a nova base operacional dos negócios - o núcleo do modelo operacional de uma empresa, definindo como a empresa conduz a execução de tarefas . A IA não está apenas substituindo a atividade humana, mas está mudando o próprio conceito de empresa.”

Era do IA é mais revolucionária do que a Era Industrial 


Para os autores, os “loops de auto-reforço” dos efeitos de rede e aprendizado que os ambientes digitais facilitam podem realmente acelerar os retornos com escala. Eles argumentam que o impacto econômico resultante é “muitas vezes maior” do que a Revolução Industrial, levando a um “mundo em que o vencedor leva tudo”.

Eles analisam de Airbnb à Ant Financial, passando por Microsoft e Amazon, mostrando como essas empresas ultrapassaram os limites do setor e ofereceram oportunidades de aprendizado, conduzindo previsões mais complexas e sofisticadas com base em dados.

Escritório da Microsoft em Vancouver (foto: divulgação/Microsoft)

Mas acreditamos que essa transformação é mais do que tecnologia; é sobre a necessidade de se tornar um tipo diferente de empresa. Confrontar essa ameaça não envolve desmembrar um negócio on-line, instalar um laboratório no Vale do Silício ou criar uma unidade de negócios digital. Em vez disso, envolve um desafio muito mais profundo e geral: rearquitetar o modo como a empresa trabalha e mudar a maneira como coleta e usa dados, reage às informações, toma decisões operacionais e executa tarefas operacionais”.

Por que importa?

A Inteligência Artificial está crivando mudanças significativas na indústria, mostrando rápida ascensão e adoção. O resultado? Quem começa antes, colhe também os melhores resultados. O começar pode ser o de aprender sobre Inteligência Artificial e testar, antes de partir para o plano de ação. E isso os autores apresentam no livro:

"Alfred Chandler argumentou que os dois principais desafios enfrentados pelos executivos são conduzir economias de escala e escopo para sobreviver e prosperar. Quatro trabalhos subsequentes em economia e administração mostraram que um terceiro desafio é igualmente importante: aprender - a capacidade operacional para melhorar e inovar.

 

Conheça o curso AI FOR LEADERS da StartSe University e saiba como aplicar a Inteligência Artificial hoje na sua empresa. 

Curso AI for Leaders StartSe

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!