StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Quer sair da zona de conforto? Confira 10 livros intrigantes

Se você está em busca de deixar a sua mente ligada para o que está rolando no mundo AGORA, essa lista vai cair como uma luva!

Quer sair da zona de conforto? Confira 10 livros intrigantes

Homem com jogos de luz no rosto (Fonte: Getty Images)

, Chief Innovation Officer

5 min

27 jan 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

1. RANGE - DAVID EPISTEIN

"Encontrei uma série de estudos que mostraram como os inventores tecnológicos aumentaram seu impacto criativo ao acumular experiência em diferentes domínios, em comparação aos colegas que se aprofundaram em um deles."

"Nossa maior força é o oposto exato da especialização estreita. É a capacidade de integração ampla."

"O desafio que todos enfrentamos é como manter os benefícios da amplitude, da diversidade de experiências, do pensamento interdisciplinar e de aguardar a concentração em um mundo que incentiva cada vez mais, e até exige, a hiper-especialização."- Epstein, David J. . Range

Range - David Epstein (Divulgação Amazon)

2- THE FUZZY AND THE TECHIE - SCOTT HARTLEY

"(Na Universidade de Stanford) … se você se formou em humanas ou ciências sociais, você era um Fuzzy, e se você se formou em engenharia ou ciência da computação, você era um Techie."

"Uma das necessidades mais imediatas em inovação tecnológica é investir em produtos e serviços com qualidades mais humanas, com mais sensibilidade às necessidades e desejos humanos."

"Uma educação liberal (ref. Liberal Arts, ou Interdisciplinaridade) não é para você aprender a fazer um trabalho/tarefa, mas sim aprender a aprender e amar aprender. Trata-se tanto de uma aventura intelectual quanto construir as habilidades intelectuais fundamentais que equipam os alunos a continuar buscando novos interesses pelo resto de suas vidas, tenham ou não educação formal nessas atividades. Essas habilidades fundamentais - pensamento crítico, compreensão de leitura, análise lógica, argumentação, comunicação clara e persuasiva - preparam muito bem os alunos para a vida profissional." - Hartley, Scott. The Fuzzy and the Techie: Why the Liberal Arts Will Rule the Digital World

The Fuzzy and the Techie - Scott Hartley (Divulgação Amazon)

3- WHAT YOU DO IS WHO YOU ARE - BEN HOROWITZ

“Visto que a sua cultura é como sua empresa toma decisões quando você não está lá. Isto significa que é o conjunto de premissas que seus colaboradores usam para resolver os problemas que enfrentam todos os dias. É como eles se comportam quando ninguém está olhando. Se você não definir metodicamente sua cultura, dois terços das decisões serão acidentais e o resto será um erro.”

“A cultura não é como uma declaração de missão; você não pode simplesmente criar e fazer com que dure para sempre. Há um ditado militar que diz que se você vir algo abaixo do padrão e não fizer nada, então você definiu um novo padrão. Isso também é verdadeiro para a cultura - se você vê algo fora da cultura e o ignora, você criou uma nova cultura.- Horowitz, Ben. What You Do Is Who You Are

4- BE 2.0 - BEYOUND ENTREPRENEURSHIP - JIM COLLINS, BILL LAZIER

"Grandes empresas são construídas sobre uma base de respeito. Elas respeitam seus clientes, respeitam a si mesmas, respeitam seus relacionamentos. Mais importante, elas respeitam o seu pessoal - pessoas em todos os níveis e de todas as origens. Elas respeitam o seu pessoal e, portanto, confiam neles. Elas respeitam seu pessoal e, portanto, são abertas e honestas com eles. Elas respeitam seu pessoal e, portanto, dão liberdade para agir e tomar decisões. Elas respeitam seu pessoal e, portanto, acreditam na sua criatividade, inteligência e capacidade de resolver problemas. Elas respeitam seu pessoal e, portanto, esperam alta performance. Elas estabelecem padrões elevados e desafios rígidos porque acreditam que seu pessoal pode atender aos padrões e enfrentar o desafio. Em última análise, os funcionários em empresas de destaque alcançam excelência de forma consistente porque alguém acredita que eles podem." - Collins, Jim. BE 2.0 (Beyond Entrepreneurship 2.0)

5- RADICAL UNCERTAINTY - JOHN KAY, MERVIN KING

"A incerteza é o resultado de nosso conhecimento incompleto do mundo, ou sobre a conexão entre nossas ações presentes e seus resultados futuros. Dependendo da natureza da incerteza, esse conhecimento incompleto pode ser angustiante ou prazeroso."

"O impacto de uma pandemia é determinado tanto ou mais pelo estado do conhecimento médico quanto pelos patógenos da doença. A Peste Negra não voltará a ocorrer - a peste é facilmente curada com antibióticos (embora a eficácia dos antibióticos esteja sob ameaça) - e um surto significativo de cólera em um país desenvolvido é altamente improvável. Mas devemos esperar ser atingidos por uma epidemia de uma doença infecciosa resultante de um vírus que ainda não existe." (Este livro foi escrito em 2019 e a predição se mostrou correta com a Covid-19 em 2020).

A inteligência humana e a inteligência artificial são diferentes, e a artificial aprimora em vez de substituir a humana.- King, Mervyn; Kay, John. Radical Uncertainty: Decision-making for an unknowable future 

6- JOHANSEN, BOD. FULL-SPECTRUM THINKING

“O Full-Spectrum Thinking (pensamento de espectro amplo) é a capacidade de buscar padrões e clareza em gradientes de possibilidades - fora, através, além, ou até mesmo fora de qualquer caixa ou categoria - resistindo assim a falsas certezas.”

Hierarquias de comando e controle simplesmente não funcionam bem em ambientes imprevisíveis que mudam rapidamente.

“Categorias podem matar: a nossa categoria é melhor do que sua categoria, ou senão você nos assusta. E você deve ser eliminado. As categorias podem ser usadas para controlar e subjugar os outros às custas de nossa própria consciência e compreensão. As categorias coagem. As categorias não têm nuances. As categorias corroem realidades complexas sob o pretexto de explicação.” - Johansen, Bob. Full-Spectrum Thinking

7- UNCHARTED - MARGARET HEFFERNAN

“…paradoxo da automação: as habilidades que você automatiza, você perde. Portanto, quanto mais dependemos das máquinas para pensar por nós, piores nos tornamos em pensar por nós mesmos. Quanto menos decisões tomamos, piores nos tornamos para toma-las. Corremos o risco de cair em uma armadilha: mais necessidade de certeza, mais dependência da tecnologia; menos habilidades, mais necessidades. Ficamos viciados na própria fonte de nossa ansiedade.”

Experimentos são o que você faz quando não sabe o que pode fazer; eles são ideais para ambientes complexos porque fornecem pistas sobre os sistemas que habitamos.”

“O grande perigo em confundir um sistema complexo (como a ciência) com um processo complicado (como carregar malas em aviões) é que, ao se empenhar na busca por eficiência e previsibilidade (ou seja, a robustez do sistema), acabamos por eliminar a criatividade e capacidade de resistir a adversidades."

O desconforto humano com a incerteza, junto com um desejo por tranquilidade, alimentou uma indústria que se enriquece nos amedrontando com a incerteza e nos afrontando com a certeza.- Heffernan, Margaret. Uncharted: How to Map the Future

8- THINK LIKE A ROCKET SCIENCE - OZAN VAROL

"Pensar como um cientista de foguetes é olhar o mundo por uma lente diferente. Cientistas de foguetes imaginam o inimaginável e resolvem o insolúvel. Eles transformam fracassos em triunfos e restrições em vantagens. Eles veem os percalços como quebra-cabeças solucionáveis, em vez de obstáculos intransponíveis. Eles são movidos não por uma convicção cega, mas pela dúvida; seus objetivos não são resultados de curto prazo, mas descobertas de longo prazo. Eles sabem que as regras não são imutáveis, o padrão pode ser alterado e um novo caminho pode ser forjado."

"Nossa capacidade de tirar o máximo proveito da incerteza é o que cria o maior valor potencial. Devemos ser estimulados não pelo desejo de uma catarse rápida, mas pela intriga. Onde a certeza termina, o progresso começa." - Varol, Ozan. Think Like a Rocket Scientist: Simple Strategies You Can Use to Make Giant Leaps in Work and Life


9- EXPERIMENTATION WORKS - STEFAN THOMKE

"No mundo dos negócios, as experiências levaram à descoberta de soluções técnicas e de novos mercados."

"A lógica por trás da experimentação é a busca de conhecimento sobre causa e efeito; todos os experimentos fornecem informações por meio da compreensão do que funciona e do que não funciona."

"Uma Experimentation Organization (organização de experimentação), é uma empresa na qual a experimentação é abraçada (na ação e na orientação) por todos os funcionários, e em todos os níveis.

"Ao combinar o poder do software e o rigor dos experimentos controlados, as empresas podem se transformar em Learning Organizations (organizações que aprendem) - e turbinadas!" - Thomke, Stefan H .. Experimentation Works

RECOMMENDATION ENGINES - MICHAEL SCHRAGE

"Algoritmos de recomendação ajudam os usuários a decidir o que podem ou devem fazer a seguir; eles ajudam os usuários a explorar uma variedade de opções relevantes no contexto; eles ajudam os usuários a comparar essas opções relevantes; e, talvez o mais importante, eles ajudam os usuários a descobrir opções e oportunidades que eles próprios podem não ter imaginado."

"Como disse Jeff Bezos: Se você dobrar o número de experimentos que faz por ano, você dobrará sua inventividade."

"A inovação digital contínua impulsionando os sistemas de recomendações; E a recomendação onipresente estimula e estimula a inovação digital." - Schrage, Michael. Mecanismos de recomendação

Resumindo tudo isto, a minha lição aprendida:

LEITURA RECOMENDADA

Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Chief Innovation Officer na StartSe | Autor "Organizações Infinitas"

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!