StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Fantástica marca de chocolate: conheça a história e a estratégia da Dengo

O zelo pela cadeira sustentável deve fazer a marca a aumentar em 600% a sua receita

Fantástica marca de chocolate: conheça a história e a estratégia da Dengo

Divulgação Dengo

, Jornalista

7 min

17 set 2024

Atualizado: 17 set 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Menos açúcar e mais apreço estético, embora tudo isso seja verdade, o grande valor da Dengo está na forma sustentável com que a marca vem mudando a indústria de chocolates e a realidade do Sul da Bahia, seu lugar de origem. 

A empresa, que está próxima de atingir o breakeven, tem por essência o conceito de ESG, tão em alta. Enquanto planeja a finalização da nova fábrica até 2025, prevê a expansão de 1775% da contratação de produtores de cacau com renda acima da média de forma exponencial, saltando de 300 para 3 mil trabalhadores.

E o cenário é favorável. O consumo de chocolate cresceu em 10,5% no ano passado, segundo levantamento da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).

Nova Fábrica

É claro que o novo espaço (que aumenta de 3 mil m² para 13.596 m²) também terá um impacto grandioso na produção. Serão produzidos 24 mil toneladas por dia, um crescimento de 500%. 

Contudo, isso não muda o pensamento e a construção de uma cadeia produtiva cuidadosa, fazendo uso da agricultura regenerativa, do cacau orgânico, da valorização de todos os profissionais envolvidos e da promessa de reduzir a utilização de plásticos, passando de 7% para zero.

A nova fábrica, em Itapecerica da Serra (SP), já recebeu um investimento de R$65 milhões só em equipamentos e acessórios com tecnologias ecoeficientes e práticas sustentáveis.

Desta forma, a Dengo não só deve aumentar a sua receita em 600%, como projetar o nome do Brasil levando o selo verde junto.

A marca brasileira tem hoje 38 lojas em território nacional, duas em Paris (na França) e já sonha com outros mercados. Possui credenciais de impacto social e ambiental, incluindo a certificação B Corp, exigida no cenário norte-americano, europeu e alguns países da América Latina.

História da Dengo

Nos anos 200, Guilherme Leal, sócio fundador da Natura, comprou um terreno no Sul da Bahia, próximo a Ilhéus, para construir uma casa de veraneio. A região, conhecida pela beleza das praias, abrigava muitas regiões da Mata Atlântica, mas muita pobreza.

  •  A área verde, anteriormente conhecida pela produção de qualidade de cacau, havia sido destruída pela praga vassoura-de-bruxa, deixando mais de 80% dos produtores sem emprego.

Pensando em transformar a vida destas famílias locais, Leal fundou o Instituto Arapyaú, em 2008. A instituição filantrópica passou a promover (até hoje) projetos de empreendedorismo, educação e sustentabilidade, com uma proposta sempre muito inovadora.

Estevan Sartoreli, atual co-Ceo da marca, já havia trabalhado com Leal na Natura. Em 2015, o empresário começou a estudar a região e toda a cadeia produtiva do cacau. Descobriu um modelo de negócio altamente rentável e sustentável.

Em 2017, apenas dois anos depois, os dois lançam juntos a Dego, com um investimento de R$ 200 mil

Ciclo sustentável

Além da equipe enxuta, a primeira loja inaugurada ajudava diretamente seis produtores locais do Sul da Bahia, conseguindo ampliar a renda média de cada um deles. Isso porque o preço pago pelo cacau apresentado era mais do que o dobro do valor registrado na Bolsa de Valores de Nova York.

Para Leal e Sartoreli, a quantia paga era também a promessa de que tais produtores seriam treinados e assumiram o compromisso de fazer a colheita de forma sustentável, sem desmatar.

Em pouco tempo estes seis produtores viraram 300 beneficiados diretamente. O Brasil é o sexto no ranking dos produtores de cacau do mundo.

Produto diferenciado

Os chocolates vendidos pela marca mantêm o mesmo cuidado do plantio, seguem o modelo bean to bar (que pode ser traduzido como “grão à barra”), que utiliza um processo mais natural, utilizando mais cacau e menos química.

Nos cerca de 100 produtos apresentados pela Dengo não há gordura hidrogenada na sua composição e a adição de açúcar é a mínima possível.

Ficha:

Nome: Dengo

Ano de fundação: 2017

Origem: brasileira. cadeia sustentável de cacau

Valor de mercado: a empresa está próxima do seu breakeven

CEO: Estevan Sartoreli e Túlio Landin

Por que importa?

A Dengo vem inovando e promete ganhar mais território, nacional e internacional, em pouco tempo. Há quase 5 anos, lançou uma loja-conceito, que ainda hoje se mantém atual. A proposta de levar a experiência da produção cuidadosa dos chocolates, desde sua colheita, aparece na estética diferenciada de madeira reflorestada, sem aço e sem metais. 

Além disso, a marca vem se estruturando para ampliar o apoio de forma gentil e financeiramente justa, com os produtores e ganhar novos mercados internacionais, brigando com preço e qualidade com os chocolates suíços.

Leitura recomendada 

Agora, aprenda mais estratégias de crescimento, marketing e vendas específicas do seu negócio com João Branco e outros gigantes do mercado durante a imersão presencial Marketing Ao Máximo. Saiba mais aqui! 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Simone Coelho é jornalista com especialização em roteiro e storytelling. Começou a sua carreria no mercado editorial escrevendo sobre temas variados, mas durante anos trabalhou também no mercado empresarial, com a construção de conteúdos segmentados e treinamentos. Hoje, divide o seu tempo entre os dois cenários e segue apaixonada pela escrita.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!