Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Concorrentes viram aliados: conheça a nova estratégia do Walmart para faturar mais

A varejista soube tornar seus concorrentes como parte da sua estratégia de negócios. Entenda como!

Concorrentes viram aliados: conheça a nova estratégia do Walmart para faturar mais

Walmart (Fonte: Getty Images)

, Produtora de Conteúdo

5 min

17 jan 2023

Atualizado: 5 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

O Walmart anunciou uma parceria com a Salesforce para fornecer serviços aos varejistas. Sim, os concorrentes. Na prática, a empresa vai disponibilizar a tecnologia Walmart Store Assist, as soluções de entrega local Walmart GoLocal, e o app gestão AppExchange para ajudar os outras empresas a prosperarem na era omnichannel

“Por meio dessa parceria, os varejistas podem aproveitar as mesmas tecnologias inovadoras e escaláveis ​​que impulsionam as experiências de coleta e entrega do Walmart”, disse Anshu Bhardwaj, vice-presidente sênior de estratégia de tecnologia e comercialização do Walmart Global Technology, no comunicado à imprensa.

Como vai funcionar? De acordo com o comunicado da Salesforce, as varejistas parceiras poderão:

  • Digitalizar e otimizar os processos de atendimento das lojas
  • Oferecer entrega local aos seus clientes de forma ágil
  • Receber relatórios para gerenciar a eficiência e lucratividade

Walmart GoLocal (Fonte: divulgação)

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA ESTRATÉGIA B2B DO WALMART

Diante do cenário de alta inflação, o comércio de eletrônicos na varejista diminuiu, enquanto as vendas de itens de necessidade básica aumentaram. Ou seja, a margem da empresa caiu. E para solucionar o problema, ela teve que se reinventar. 

De acordo com o diretor de tecnologia global do Walmart, Suresh Kumar, em entrevista para o CNBC, ao trazer e analisar o resultado dos outros varejistas, a empresa poderá entender quais são as necessidades do cliente durante toda a jornada de compra e, assim, conseguirá melhorar os produtos para atender o cliente, não importa como, onde ou quando ele compre. Assim, será mais fácil identificar como eles podem retomar as vendas dos eletrônicos. 

POR QUE IMPORTA?

Que tal não olhar mais para o concorrente como um problema, mas sim como solução para o seu problema? Foi isso que o Walmart fez ao identificar que a sua margem caiu. A empresa não soube especificar o que fez isso acontecer - além, claro, da alta da inflação - e trouxe as varejistas concorrentes como forma de destrinchar a jornada do consumidor e melhorar a experiência. 

Banner XBA setembro 2022

LEITURA RECOMENDADA

Temas como esse já estão causando impacto nos NEGÓCIOS no mundo inteiro. Fusões e aquisições, precificação das operações, estratégias empresariais para abocanhar uma fatia maior do mercado e, com isso, valer mais, desenham o FUTURO ou o FIM das empresas. Os empresários, líderes e gestores mais preparados, conseguem transformar tudo isso em VANTAGEM COMPETITIVA. Se você quiser saber como eles fazem isso – e já ficar na frente do seu mercado quando outro CISNE NEGRO aparecer, VEJA AQUI COMO SE PREPARAR.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!