Os "grilos", como são chamados os Tuk-Tuk, são veículos elétricos, com capacidade para 2 passageiros + o motorista. Veja como funciona e entenda proibição!
Foto: divulgação Grilo
, Founder da StartSe
4 min
•
24 abr 2023
•
Atualizado: 19 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A Grilo Mobilidade, que opera uma frota de triciclos elétricos – conhecidos como “tuk-tuks” – por aplicativo, começou a atuar na cidade de São Paulo em 13 de abril. Porém, nesta segunda-feira (24), o serviço foi barrado pela Prefeitura.
Por que? De acordo com o órgão, o cadastramento de operadoras de transporte por aplicativo é permitido apenas para automóveis, que são conduzidos por motoristas com CNH do tipo B.
Os "grilos", como são chamados os Tuk-Tuk, são veículos elétricos, com capacidade para 2 passageiros + o motorista. Eles vão circular em um horário determinado, das 8h às 20h, de segunda a sábado.
A aparência dos veículos é muito próxima aos Tuk-Tuk asiáticos. Porém, eles seguem a legislação brasileira. São fechados, têm vidros elétricos, travas nas portas, cinto de segurança... coisas que normalmente não se vê num Tuk-Tuk.
A velocidade máxima desses veículos é de 50km/h e o desafio é entender como a expansão deles não prejudica ainda mais o trânsito. Em cidades como Lisboa, em Portugal, esse é um dos maiores desafios.
Contudo, os Tuk-Tuk da Grilo podem ser uma alternativa barata e viável para as corridas de curta distância, que normalmente não agradam muito aos motoristas de "veículos tradicionais", digamos assim.
Para pedir um Grilo, o processo é semelhante a Uber e 99: você baixa o aplicativo, cadastra seus dados, método de pagamento e pronto. Rapidamente um Grilo deve chegar até você.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!