Contratação silenciosa pode ser uma das formas da empresa reter talentos, principalmente em tempos de Grande Renúncia e Quiet Quitting. Entenda!
(Foto: Delmaine Donson via Getty Images)
, jornalista
3 min
•
7 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Desde que comecei a escrever sobre o futuro do trabalho, me vejo fascinada em novos movimentos que surgem a todo tempo. O último que me deparei foi o tal de contratação silenciosa.
Oras, eu já estou por dentro da tal demissão silenciosa (e você também porque já escrevi por aqui sobre isso), mas o que seria contratação silenciosa? Uma espécie de “te contrato, mas você não sabe?” Na trave. É quase isso.
De forma resumida, a contratação silenciosa é quando a empresa identifica pessoas que gradualmente assumiram novas responsabilidades além da descrição de seu cargo. Dessa forma, a liderança passa a oferecer suporte e prepará-las para, quem sabe, receber uma promoção — garantindo o desempenho no trabalho.
E sabe o que é mais intrigante nesse movimento? É uma das maiores tendências do mundo corporativo e deve dominar as empresas em 2023, segundo a Gartner.
O movimento não surge em vão, viu? A contratação silenciosa pode ser uma das formas da empresa reter talentos, principalmente em tempos de Grande Renúncia e Quiet Quitting. Além disso, reduz o custo e o tempo envolvidos em um processo de recrutamento tradicional. Desta forma, a contratação silenciosa pode ser a chave para manter os melhores talentos na empresa? Talvez. Isso porque, o desafio aqui é que pode gerar insegurança nas pessoas, já que não há garantia de que serão promovidas, né? Por isso, a transparência neste caso é fundamental.
*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!