Junior Borneli, CEO da StartSe, fala sobre o que está acontecendo no mercado de proteína animal.
Foto: Pexels
, Founder da StartSe
3 min
•
7 mai 2024
•
Atualizado: 7 mai 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O mundo anda tão tecnológico que às vezes a gente se esquece que existem "desafios reais" em muitas indústrias. O que está acontecendo no mercado de proteína animal, originária dos frangos, é curioso.
Existem cerca de 7,9 bilhões de galinhas poedeiras no mundo. Elas produzem ovos para consumo direto ou produzem ovos para produção de frangos, que depois serão consumidos pelas pessoas.
O grande problema é que a taxa de "chocamento" dos ovos cai a cada ano. Ou seja, os ovos são levados para as incubadoras sem que estejam fecundados. O que, obviamente, não gera um novo animal.
A origem do problema está nos galos. Com granjas cada vez mais lotadas, não há espaço ou tecnologia para garantir que os machos estejam prontos para o cruzamento. Eles são colocados precocemente com as galinhas.
Daí vem o problema todo. Menos ovos é igual a menos frango. Menos frango é igual a preço mais alto. Proteína mais cara é igual a mais consumo de ovo, como substituição. Mais consumo de ovo, preço mais alto.
O Brasil é o 4º maior produtor de ovos do mundo. O país com maior consumo de ovos por pessoa é o Japão. A "cadeia do ovo" movimenta cerca de 260 bilhões de dólares por ano.
Leitura recomendada
Conecte-se e aprenda com os maiores nomes do agronegócio brasileiro no principal evento do setor. O evento vai acontecer no dia 21 de junho, em São Paulo. Saiba mais aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!