StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Cristina Junqueira é a diretora-presidente do Nubank Brasil

David Vélez, fundador do banco, passa a assumir a liderança global da companhia. A movimentação é um sinal do processo de internacionalização da fintech -- e traz um marco importante para a pauta diversidade de gênero. Entenda.

Cristina Junqueira é a diretora-presidente do Nubank Brasil

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank (Foto: divulgação blog Nubank)

, jornalista

4 min

2 abr 2021

Atualizado: 16 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, passou a comandar a operação do banco digital no Brasil. David Vélez, fundador da fintech, assume a liderança global da companhia. O movimento foi feito sem barulho. O banco digital não havia anunciado publicamente. No entanto, no balanço de 2020 do Nubank, consta a seguinte informação:

"No dia 19 de fevereiro de 2021, a Companhia reconheceu em Assembleia Geral Extraordinária a renúncia do diretor presidente, Sr. David Vélez Osorno, conforme carta apresentada, sendo conduzida ao cargo de Diretora Presidente a Sra. Cristina Helena Zingaretti Junqueira com efeitos imediatos a partir desta data." 

O banco foi questionado sobre a mudança pela StartSe, e disse em nota:

Nubank informa que fez uma reorganização na sua estrutura no Brasil. David Vélez continua sendo o CEO global (Chief Executive Officer) e Cristina Junqueira, cofundadora da empresa, passa a ser a diretora-presidente da operação no Brasil. A mudança é um passo natural para organizar a governança e apoiar a expansão internacional do Grupo.

Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank (Foto: Divulgação blog Nubank)

NUBANK 

A fintech está entre as dez startups mais valiosas do mundo — com valor de mercado de US$ 25 bilhões. Em março deste ano, o banco chegou a atingir a marca de 35 milhões de clientes, aumento de 50% em comparação com março de 2020. No ano passado, a empresa fechou o ano com cerca de R$ 29,6 bilhões depositados pelos clientes, valor 100% maior do que o registrado em 2019.

A mudança de cadeira de Cristina e David é um sinal de que a internacionalização da empresa, que começou em 2019 — quando a fintech abriu escritório no México — está a todo vapor.

MULHERES NA LIDERANÇA

Com o cargo de CEO da fintech no Brasil, Cristina traz um marco importante para a pauta diversidade de gênero. Pois, embora a presença de mulheres em cargos de liderança tenha aumentado nos últimos anos, quando o assunto é assumir a presidência da empresa, o percentual ainda é baixo. Segundo a pesquisa Panorama da Mulher 2019, realizada pelo Grupo Talenses, consultoria especializada em recrutamento e seleção, em parceria com o Insper, apenas 13% das empresas têm mulheres sob o comando da companhia no Brasil. 

De acordo com o estudo, a maior barreira para a equidade de gênero está no cargo de presidência. "A probabilidade de uma mulher ser presidente é 50% menor do que liderar como diretora e 60% menor do que ocupar cargo de vice-presidente.” 

Quer entender mais sobre gestão e liderança? Assista à aula gratuita sobre o assunto. 

Reunimos as principais personalidades femininas que estão conduzindo transformações e gerando impacto real na sociedade para convocar, inspirar, capacitar e apoiar outras mulheres. Tudo isso em um evento com transmissão ao vivo exclusiva para inscritas, no dia 26 de agosto, a partir das 17 horas.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!