Customer Experience, CX, Experiência do cliente, todos são nomes para a mesma coisa, que está chamando muito a atenção das empresas. Como começar do zero? Como oferecer a melhor experiência ao cliente? Você confere aqui.
Foto: Getty Images
, Produção de Conteúdo
7 min
•
1 set 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Todo negócio que deseja crescer e se tornar relevante, precisa ter claro o princípio da empatia. Ao “sentir a dor” do cliente, é possível oferecer soluções adequadas a ele, e com isso alongar o lifetime value.
Mais do que oferecer produtos e serviços bons, entramos no âmbito da experiência. Colocar-se no lugar do cliente é pensar “que tipo de experiência eu acharia incrível se recebesse?” e assim, criar propostas inovadoras.
Certamente, a preocupação de cada empresa com os processos internos, qualidade do produto, redução de custo de insumos e mão de obra, nunca deixará de existir. Porém hoje, existe um enfoque maior no cliente; em entender suas dores, necessidades e o que o satisfaz.
Quando entregamos um produto, pensamos sempre “como eu entrego um produto final melhor ao meu cliente?”. Podemos também exercitar o ato de nos perguntarmos “para além de um produto melhor, como eu posso servi-lo melhor?” de forma a proporcionar uma sensação de valor em todo produto e serviço oferecido por sua organização.
E uma maneira inteligente, muito utilizada pelas empresas da Nova Economia, é buscar entender melhor seu cliente através da análise de dados.
É o que o Rock In Rio, por exemplo, vem fazendo nos últimos meses, para entender melhor o padrão de consumo, o comportamento e as necessidades de seu público, e oferecer a ele a melhor experiência de todas nesta próxima edição.
Na prática, a experiência do cliente, cada vez mais, será única e individualizada. Cada vez mais a experiência é personalizada e direcionada aos gostos e necessidades individuais. O primeiro passo é levar um negócio à experiência a partir da cultura da empatia e, em seguida, personalizar as experiências.
Oferecer brindes como estratégia de prospectar novos clientes, ou até mesmo periodicamente bonificar clientes fieis, pode ser interessante e despertar algum interesse, mas isso não substitui a qualidade do produto.
Uma empresa que deseja repensar suas experiências não pode ter as etapas fundamentais quebradas. O atendimento, a logística, a plataforma, o produto, tudo precisa ser de qualidade e estar alinhado com os interesses do cliente.
A base do modelo de negócio precisa ser o mais limpo possível, livre de ruídos, para a partir daí criar uma experiência de encantamento. Portanto, comece pelo problema.
Mas atenção: a experiência não pode criar problemas novos para resolver o essencial.
Por exemplo, uma pizzaria pode criar um aplicativo móvel para que seus clientes façam os pedidos de delivery nele, desde que esse aplicativo seja fácil de instalar, de utilizar e tenha uma interface atraente. Se o cliente sente dificuldade em entender o funcionamento do app e fazer seus pedidos, as chances de que ele procure outra pizzaria no aplicativo de entregas é muito maior.
Grosso modo, a probabilidade de produtos bons com experiências ruins não funcionarem é muito maior do que produtos ruins com experiências boas sobreviverem.
Um grande exemplo de plataforma de experiência é o Airbnb. Sendo uma empresa que possui dois tipos de cliente: o que aluga seu imóvel, e o que se hospeda nele, o site precisa tanto disponibilizar imóveis de qualidade, mas também oferecer uma experiência de qualidade para os hóspedes - que de certa forma irão aumentar a reputação dos hosts. É uma organização gestora de experiência.
No último episódio do Podcast Organizações Infinitas, nossos professores discutiram as mais novas tendências e estratégias de Customer Experience. Confira:
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!