Vinicius Oliveira, head de operação da StartSe na China, conta como foi participar do Huawei Cloud Latam Connect 2024, evento que exibiu as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas e escaladas na China.
Foto por Vinicius Oliveira, head de operações da StartSe na China
, Product Owner na StartSe
9 min
•
23 mai 2024
•
Atualizado: 23 mai 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Recentemente, tive a oportunidade de participar do COMPASS 2024 em Shenzhen, China, representando a StartSe, onde sou head das operações na China.
Este evento foi uma imersão profunda no futuro do cloud computing e inteligência artificial, destacando a posição da Huawei como um player global fundamental no setor de tecnologia.
Por que a Huawei levou executivos latino-americanos para a China?
A Huawei organizou o evento para mostrar aos executivos latino-americanos as soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas e escaladas na China.
Este movimento visa permitir que os executivos vejam em primeira mão tecnologias que ainda não estão disponíveis globalmente, mas que em breve poderão ser implementadas em suas localidades.
A América Latina é um mercado crucial para a Huawei, evidenciado pelo uso crescente de suas soluções de cloud por empresas brasileiras, como a UOL, que participou do evento com destaque.
Durante o evento, Daniel Zhou, Presidente da Huawei América Latina, destacou o compromisso da Huawei em apoiar as empresas locais em suas jornadas de transformação digital.
Ele mencionou que a Huawei Cloud é a nuvem que mais cresce na América Latina, ocupando a terceira posição no mercado local de IaaS no ano passado, com uma base de clientes em rápido crescimento de 7.000 empresas.
Este ano, a Huawei Cloud lançou o terceiro data center no Brasil e planeja o mesmo para o México, proporcionando serviços para mais clientes, parceiros e desenvolvedores.
Zhou também destacou a introdução da arquitetura CHANGE, projetada para os setores financeiro, governamental, e-commerce e mídia, com o objetivo de alcançar um novo crescimento na nuvem.
Explorando o campus da Huawei
Visitar o campus da Huawei foi uma experiência única. O campus Ox Horn, localizado em Songshan Lake, Dongguan, é um exemplo impressionante de inovação e design.
Inaugurado em 2018, o campus ocupa 1,4 milhão de metros quadrados e foi inspirado em 12 cidades europeias, incluindo Heidelberg, Paris, Bruges, Granada, Bolonha, Windermere, Burgos, Oxford, e Luxemburgo.
Com um investimento de aproximadamente 10 bilhões de yuans (cerca de 1,45 bilhões de dólares), o campus abriga mais de 30 mil funcionários de P&D e possui uma infraestrutura que inclui um lago, biblioteca, ginásio e sistema de transporte interno com 7,8 km de extensão, facilitando a locomoção dentro do campus.
A arquitetura foi concebida para promover um ambiente que combina funcionalidade com uma estética inspiradora, incentivando a criatividade e a colaboração.
Inovação em mobilidade
Em Shenzhen, testemunhei a impressionante infraestrutura de carregadores de carros elétricos, capazes de carregar um carro a uma taxa de 1 km por segundo e 80% da bateria em apenas 10 minutos. Esta tecnologia avançada demonstra como a China está na vanguarda da mobilidade elétrica.
Em Shenzhen, já existem mais de 60.000 estações de carregamento para veículos elétricos, superando o número de postos de gasolina. O uso de aplicativos como WeChat para pagamentos e a integração com sistemas de navegação tornam o processo de carregamento extremamente conveniente para os usuários.
Além disso, todos os táxis e ônibus públicos de Shenzhen são elétricos desde 2017, tornando-a a primeira cidade do mundo a eletrificar completamente sua frota de transporte público. Shenzhen lidera globalmente em termos de infraestrutura para veículos elétricos, com uma das mais avançadas redes de carregamento do mundo.
Carros inteligentes
Outro destaque foi a demonstração dos carros inteligentes da Huawei. A empresa está expandindo seu portfólio de produtos para incluir veículos elétricos inteligentes, que vêm equipados com sistemas de inteligência artificial avançados.
Esses carros oferecem funcionalidades como interação por voz, navegação inteligente e integração com outros dispositivos inteligentes, transformando a experiência do usuário e destacando a Huawei como um líder em inovação automotiva.
Em 2023, a Huawei vendeu milhares de unidades de seus modelos, integrando seu sistema operacional HarmonyOS, que também está sendo adaptado para uso em veículos de outras montadoras, como BYD, GAC Group, e Volkswagen.
A tecnologia HarmonyOS está sendo desenvolvida para proporcionar uma experiência integrada e personalizada, incluindo funções como controle por voz, navegação aprimorada e conectividade com outros dispositivos domésticos inteligentes.
Tecnologia 5.5G
Experimentar a tecnologia 5.5G, que é 10 vezes mais rápida que o 5G e 100 vezes mais rápida que o 4G, foi revelador. Esta tecnologia permite avanços em áreas como direção autônoma, realidade virtual e novas formas de comunicação, com velocidades de download que podem chegar a 10 Gbps.
Isso facilita o desenvolvimento de tecnologias como veículos autônomos, experiências de realidade aumentada e virtual, e comunicação em tempo real com tradução simultânea, eliminando a necessidade de aplicativos adicionais.
A tecnologia 5.5G também possibilita operações remotas em setores industriais críticos, como portos, minas e aeroportos, permitindo maior eficiência e segurança nas operações.
Em operações portuárias, por exemplo, o 5.5G pode ser utilizado para controlar remotamente guindastes e veículos autônomos, enquanto em minas, pode permitir a supervisão e operação de maquinário pesado em ambientes perigosos, tudo com uma latência extremamente baixa e alta confiabilidade.
Compromisso com a segurança
A Huawei destacou seu compromisso com a segurança de seus produtos e serviços. A empresa enfatizou suas certificações internacionais rigorosas e sua operação como uma entidade privada, sem envolvimento estatal.
A Huawei adota medidas de segurança abrangentes para garantir a proteção dos dados e a privacidade dos usuários. Eles utilizam uma abordagem de segurança integrada em todas as camadas de sua infraestrutura, desde o hardware até o software, incluindo o uso de tecnologias de encriptação avançadas e práticas de segurança cibernética de ponta.
A empresa também enfatizou que qualquer escândalo de segurança significaria uma perda de credibilidade significativa, algo que estão determinados a evitar através de práticas transparentes e auditorias regulares.
O COMPASS 2024 reforçou a importância de estar conectado aos polos de inovação mundial.
Leitura recomendada
Aprenda e Conecte-se com grandes executivos e empresas do mercado de varejo asiático em uma imersão executiva de 5 dias. Saiba mais detalhes aqui.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Product Owner na StartSe
Global Digital Economy Specialist & Sinologist
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!