StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

De Ford à Unilever: como essas empresas usam a inteligência artificial para impulsionar resultados

Primeiros resultados da implantação de IA em diversas empresas começam a aparecer. Benefícios como aumento de produtividade, otimização de custos e maior competitividade estão claros. Veja mais!

De Ford à Unilever: como essas empresas usam a inteligência artificial para impulsionar resultados

Imagem: reprodução LinkedIn Junior Borneli

, Founder da StartSe

4 min

4 mar 2024

Atualizado: 4 mar 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Os primeiros resultados da implantação de Inteligência Artificial em diversas empresas começam a aparecer. Benefícios como aumento de produtividade, otimização de custos e maior competitividade estão claros. Veja:

1. Ford Motor Company:

Implantou robôs inteligentes guiados por IA na fábrica de Cologne, Alemanha. Os robôs trabalham lado a lado com os humanos em diversas tarefas, liberando-os para atividades mais estratégicas.

> Redução de 30% da equipe de produção.
> Aumento de 5% na margem bruta da fábrica.
> Aumento de 10% no lucro líquido da empresa.

2. Walmart:

Implementou chatbots e análise preditiva no atendimento ao cliente e a gestão de estoque. Os chatbots respondem perguntas dos clientes, enquanto os sistemas de análise preditiva identificam padrões de compra e auxiliam na gestão do estoque.

> Redução de 10% da equipe de atendimento ao cliente.
> Aumento de 2% na margem bruta da empresa.
> Aumento de 3% na receita líquida da empresa.

3. JPMorgan Chase & Co.

Implantou sistemas de IA para análise de risco e automação de tarefas para otimizar a concessão de crédito. Os sistemas de análise de risco avaliam a capacidade de pagamento dos clientes, enquanto os sistemas automatizam tarefas como a coleta de dados e a geração de relatórios.

> Redução de 20% da equipe de análise de crédito.
> Aumento de 3% na margem bruta da empresa.
> Aumento de 5% no lucro líquido da empresa.

4. Unilever:

Implementou sistemas de análise preditiva para otimizar campanhas de marketing e desenvolvimento de produtos. Os sistemas de análise preditiva identificam as necessidades dos consumidores e auxiliam na criação de campanhas mais personalizadas e eficazes.

> Redução de 5% da equipe de marketing.
> Aumento de 4% na receita líquida da empresa.

5. Siemens:

Implantou sistemas de manutenção preditiva para otimizar a gestão de ativos e reduzir custos operacionais. Os sistemas de análise preditiva identificam sinais de falha em equipamentos e auxiliam na programação de manutenções preventivas.

> Redução de 10% nos custos operacionais.
> Aumento de 2% no lucro líquido da empresa.

Está cada vez mais claro que a IA pode gerar resultados tangíveis e expressivos para empresas de diferentes portes e setores. A implementação da IA deve ser estratégica e focada em objetivos específicos.

É fundamental investir em treinamento e capacitação dos colaboradores para que tirem o máximo proveito dessa tecnologia. A IA é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar a competitividade e o sucesso das empresas.

Não perca a oportunidade de transformar seus negócios com a IA! Invista em projetos inovadores e estratégicos que possibilitem a otimização de processos, a geração de valor e o crescimento sustentável.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!