Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Delivery da madrugada: por que a tendência está se fortalecendo no Brasil?

Com os serviços de entrega estabelecidos, chegamos a uma nova possibilidade: aproveitar os pedidos da madrugada! Entenda porque ficar de olho

Delivery da madrugada: por que a tendência está se fortalecendo no Brasil?

, Jornalista

6 min

1 fev 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

No final de 2021, o iFood apresentou dados contando que os pedidos da madrugada haviam crescido 62% em comparação ao ano anterior. Nessa época, eles viram o crescimento de 30% de restaurantes operando bem além do horário comercial. Vivíamos um período ainda complexo da pandemia, o que fortalecia os serviços de entrega. 

Hoje, com todas as flexibilizações, os serviços como iFood, Rappi e Zé Delivery seguem se adaptando para não deixar ninguém sozinho de madrugada. 

O que está acontecendo? 

Os novos formatos de trabalho abriram a possibilidade de diferentes horários também. Muita gente da tecnologia acaba trabalhando no turno noturno, por exemplo. E a falta de tempo para cozinhar gera uma demanda de pedidos de comida durante a madrugada.

alem-do-ifood-conheca-maior-delivery-vegano (Foto: GettyImages)


Mas não só. Dados do aplicativo Rappi, levantados pelo Estadão, mostram que além dos lanches, pizzas e bebidas, produtos de farmácia também entram nos itens mais pedidos no horário entre 0h às 6h.

Nesse período, a taxa de cancelamento chega a ser 50% menor do que durante o horário comercial ou noturno. 

Segurança, comodidade e urgência: as palavras do delivery da madrugada

Sair à noite para comer, além de menos cômodo, pode ser mais perigoso. Por isso, ao incluir o delivery na rotina, fica tão difícil desapegar. A modalidade ganha força exatamente por facilitar o dia a dia, ampliando a atuação para o horário que for preciso, se é o que o cliente quer.

Além disso, existem circunstâncias e emergências que são melhores resolvidos pelo delivery. Itens de farmácia marcam exatamente isso, abrindo lugar para negócios. A Pharbox, por exemplo, primeira farmatech do Brasil, promete entregar medicamentos em até 25 minutos, a qualquer hora do dia ou da noite, todos os dias da semana.

Como a tendência afeta outras áreas?

Foto: Kindel Media/Pexels

A tendência de entregas fora do horário comercial vai além de bebidas, alimentos e farmácia -- ela está sendo incorporada pelo e-commerce. Nova York criou um programa de incentivo para quem entregasse fora do horário comercial. Além de reduzir o trânsito, houve significativa redução no tempo da entrega e poluição na cidade. 

De acordo com a Bloomberg, se todas as empresas da cidade adotassem o programa, o benefício econômico seria estimado em mais de US$ 193 milhões por ano.

Por que importa?

O comportamento do cliente mudou e as marcas precisam se adaptar para conseguir atender. Com a consolidação dos serviços de entrega, a nova camada é o atendimento de madrugada.

Quais possibilidade surgem? E o que é preciso adaptar para tornar essa rotina possível? O GrubHub, plataforma americana de pedidos, já tinha divulgado uma pesquisa mostrando que, em campus universitários, mais de 20% das entregas de comida são no período noturno. Agora, em parceria com a East Carolina University Dining Services e Starship Technologies, o serviço de delivery está testando um sistema de entrega usando uma frota de robôs autônomos. 

 

Leitura recomendada

Usar as tendências para pensar estratégias pode ser uma saída rápida para crescer a empresa. Por isso, contar com os principais nomes do mercado, focados em vendas e marketing, te ajuda a colocar as tendências a favor do seu negócio de forma estratégica. Quer saber como? Conheça o Scale!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista focada em empreendedorismo, inovação e tecnologia. É formada em Jornalismo pela PUC-PR e pós-graduada em Antropologia Cultural pela mesma instituição. Tem passagem pela redação da Gazeta do Povo e atuou em projetos de inovação e educação com clientes como Itaú, Totvs e Sebrae.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!