Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Demissões no Google: por que essas 4 áreas foram afetadas pelos cortes na big tech

Na última quarta-feira (10/01), a companhia anunciou a demissão de centenas de funcionários em todo o mundo

Demissões no Google: por que essas 4 áreas foram afetadas pelos cortes na big tech

Buscador do Google (Fonte: Getty Images)

, conteúdo exclusivo

4 min

13 jan 2024

Atualizado: 13 jan 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Google confirmou o que o mercado já vinha adiantando há algumas semanas. Na última quarta-feira (10/01), a gigante de tecnologia anunciou a demissão de centenas de funcionários em todo o mundo.

De acordo com a Reuters, as recentes demissões impactaram diversas áreas do Google. 

Entre os demitidos, estão James Park e Eric Friedman, cofundadores da Fitbit, empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico adquirida pelo Google por US$ 2,1 bilhões em 2019.

  • A companhia não deu detalhes sobre qual será o impacto das demissões em cada país onde atua.

A empresa reforça que tem investido “de maneira responsável” nas maiores prioridades da organização. 

“Para melhor nos posicionar para essas oportunidades, diversos times fizeram mudanças na segunda metade de 2023 para se tornarem mais eficientes, alinhando recursos às suas principais prioridades. Algumas equipes continuam a fazer esses tipos de mudanças organizacionais, que incluem a eliminação de alguns cargos globalmente”, disse o Google, em nota.

Confira, a seguir, as áreas do Google mais afetadas pela recente demissão em massa:

Assistente de voz


De acordo com a Reuters, o Google vai demitir centenas de pessoas em sua unidade de assistente de voz – o Google Assistente – desenvolvido para realizar tarefas do dia-a-dia como ligar para pessoas, mandar mensagens, fazer pesquisas e conversar com o usuário.

Hardware


“Algumas centenas de funções estão sendo eliminadas na equipe de hardware responsável pelo Pixel (linha de smartphones desenvolvida pelo Google), Nest (alto-falante inteligente) e Fitbit (relógios e dispositivos inteligentes para monitoramento de saúde, exercícios e condicionamento físico)”, cita a Reuters.

Realidade aumentada

Sem dar detalhes, a companhia confirmou que, além de demitir centenas de pessoas no time de hardware do Pixel, Nest e Fitbit, a maioria das pessoas na equipe de realidade aumentada está sendo dispensada.

Engenharia


Sem dar muitos detalhes, a companhia confirmou que diversas funções na equipe central de engenharia também estão sendo afetadas.

POR QUE IMPORTA?
O Google demitiu 12 mil funcionários há cerca de um ano, 6,4% da força de trabalho global da companhia. Na época, o CEO da empresa, Sundar Pichai, afirmou que a decisão era resultado da drástica mudança de cenário econômico em todo o mundo. Agora, acontece novamente à medida que a empresa investe em IA.

Leitura recomendada

Quer conhecer de perto as estratégias das empresas do Vale do Silício? Faça 5 dias de imersão para você aprender e se conectar com grandes executivos, investidores e empresas da região. Saiba mais aqui!

 

 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

O mais conceituado portal sobre startups do Brasil. Veja mais em www.startups.com.br.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!