StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Desmarketize-se: conheça o novo caminho para a autenticidade no marketing

Confira a coluna de João Branco, especialista em marketing, sobre como você pode descobrir como a autenticidade está transformando o mundo do marketing. Em um cenário onde consumidores estão cada vez mais cansados de truques e promessas exageradas, a transparência e o "jogo limpo" ganham espaço. Marcas que optam por uma comunicação mais honesta e humana estão conquistando a confiança de um público que valoriza relações verdadeiras. É hora de desmarketizar e criar conexões reais.

Desmarketize-se: conheça o novo caminho para a autenticidade no marketing

Foto: Pexels

, Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

6 min

3 out 2024

Atualizado: 3 out 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Você certamente já comprou morangos alguma vez na vida e constatou: as frutinhas vermelhas que estão na fileira de cima da caixinha são sempre maiores que as de baixo. 

Por que isso acontece? É triste, mas a maioria das pessoas acha que isso é marketing.

Há muitas técnicas para conseguir vender algo. O moço no semáforo do trânsito tenta te convencer a comprar o pano de prato porque ele precisa alimentar a família. A vendedora da loja de sapatos explica que aquela promoção irresistível se encerra hoje!

O atendente de telemarketing oferece um serviço especial que está sendo liberado para apenas dez pessoas muito exclusivas. E o algoritmo nas redes sociais te mostra um clareador dental usado pelas celebridades mais desejadas do mundo. É uma “surra diária de gatilhos”.

+ Aprenda mais estratégias de crescimento, marketing e vendas específicas do seu negócio com João Branco e outros gigantes do mercado durante a imersão presencial Marketing Ao Máximo. Saiba mais aqui!

Qual é a estratégia por trás dessas ofertas? 

Parece que não interessa, o que importa é usar a técnica mágica de vendas do momento. Aquela que é ensinada no “curso para vender curso”, sabe?

Sou apaixonado por marketing. A gente chama eletrônicos usados de “seminovos”. A gente chama vendedores de colchão vestidos com jalecos de “consultores do sono”. A gente chama um alisamento que dura seis meses de escova “permanente”. E a gente lança o “modelo 2023” de um carro já em fevereiro de 2022. É o puro suco marketeiro passando pela sua timeline todos os dias, freguesia!

Mas um dia, o cliente olha para isso diferente. E se dá conta de que algumas empresas estão vendendo um cálculo que é feito no Excel como se fosse “inteligência artificial”. E que existe um limite muito tênue entre encantar e exagerar.

O movimento do “sem filtro” ganha força, carregado por uma geração de consumidores que aprecia mais a autenticidade do que o “aspiracional irreal”. Uma galera que está cansada do “marketing que parece marketing”, das promoções que vendem pela “metade do dobro” ou das 300 linhas de texto jurídico em fonte tamanho “por favor não me leia” que aparecem por dois milésimos de segundo na propaganda.

Truques marketeiros ainda são capazes de trazer vendas, mas eles têm prazo de validade. E esse prazo está cada vez mais curto.


Você percebe quando um vendedor está lhe atendendo com má vontade? Nota quando ele está sendo falso? Consegue sentir quando um fornecedor está blefando? Seus clientes também percebem isso em sua publicidade. 

Muitas marcas que falam com o público jovem já entenderam que o jogo mudou e estão se apresentando de forma mais verdadeira, limpa, desinteresseira e humana. Parece um contrassenso expor as suas fraquezas para vender mais, mas esse público prefere relações assim.

O que aconteceria se amanhã surgisse um novo concorrente no seu mercado que chegasse “jogando a real” para os seus clientes? E se ele começasse a admitir seus erros e se mostrar como uma opção diferente? Cuidado. Esse risco é maior do que você imagina.

Cada marca tem os seus posicionamentos, limitações e escolhas. Mas existe uma multidão de consumidores que certamente gostariam de aplicar um “raio desmarketizador” nas comunicações que vêm por aí.

Ao invés de esconder os morangos pequenos na fileira de baixo da caixinha, que tal falar sobre eles? Talvez eles sejam os mais gostosos, aliás. E podem se tornar os preferidos de muitos clientes.

Desmarketize-se. Esse é o novo marketing.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

, Profissional de Marketing mais admirado do Brasil e professor da StartSe

João Branco tem mais de 20 anos de experiência na área de marketing, trabalhando com grandes marcas como Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Foi CMO do McDonald 's por quase 10 anos, onde liderou os times de Brand growth, Sales growth e Trade Marketing e bateu todos os recordes de vendas da história do Big Mac. Em 2021, o executivo foi eleito um dos 10 melhores CMO's do Brasil pela Forbes. João é professor no programa Marketing Ao Máximo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!