StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Dia do Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio

Neste Dia do Empreendedorismo Feminino inspire-se e veja como abrir o seu negócio!

Dia do Empreendedorismo Feminino: 5 dicas para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio

, jornalista

6 min

19 nov 2022

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Hoje, dia 19/11 é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Foi em 2014 que a data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo? Destacar, empoderar e valorizar o papel das mulheres no mundo do empreendedorismo.

Quantas mulheres empreendedoras existem no Brasil?

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras no mundo. Segundo dados do GEM em 2020 (Global Entrepreneurship Monitor), dos 52 milhões de empreendedores, 30 milhões são mulheres. Ou seja, cerca de 57%. 

Assim, selecionamos algumas dicas de mulheres empreendedoras e intraempreendedoras para você que quer empreender. Confira:

1 - Não tenha medo

“Não tenha medo de empreender. Não é simples, é árduo, você tem que bater em muita porta, mas você tem que ter a coragem. (...) Porque depois vale muito a pena”, diz Andrea Constantino, sócia proprietária da SOMNIA's OFFICE.

O mesmo vale para você que quer ser uma pessoa intraempreendedora. Neste caso, Paula Silva, executiva da Microsoft, diz para você não ter medo de contar a sua ideia para criar um novo produto ou uma nova solução para a empresa.

“Mesmo que já exista todo um mecanismo dentro da companhia e que traga resultados, fale, escolha um ou dois cases onde você queira aplicar esse processo e compartilhe.”

Thumbnail do vídeo

2 - Quebre barreiras

“Eu precisei quebrar muitas barreiras para provar que eu sabia o que estava fazendo”, diz Ana Flávia Rodrigues, CEO da A4 Solutions. Para a empreendedora, as mulheres têm uma aptidão para negócios e um feeling diferenciado. “Elas são capazes de equilibrar vários pratos ao mesmo tempo e isso faz com que tenha uma enorme capacidade de empreender”, completa.

Thumbnail do vídeo

3 - Não deixe para depois, comece o seu projeto

“A maior parte do que a gente aprende é tentando, errando e aprendendo”, diz Rafa Lotto, fundadora da YOUPIX. 

Juliana Fernandes, coordenadora de change e governança em dados no Itaú, concorda. “O meu conselho é: saia do lugar e vá. O importante é não ficar parada, acredite no seu sonho e faça acontecer.”

Thumbnail do vídeo

4 - Faça conexões 

“É um cenário muito desafiador, mas tem bastante oportunidade. Acredite no poder das conexões. Isso, aliás, é algo que eu aprendi na StartSe”, conta Juliana.

Thumbnail do vídeo

5 - Desenvolva habilidades

Hoje, as soft skills são importantíssimas para quem quer empreender. E se você é mãe, por exemplo, “com certeza, desenvolveu várias habilidades e criou muitas facetas diferentes que impactam constantemente na vida como empreendedora”, diz Nathalya Haywood, fundadora da Anywhere.

“Se você é mãe e tem o sonho de empreender, não desista por isso. A gente consegue construir coisas incríveis sendo mãe, sendo profissional, sendo empreendedora.”

“Eu brinco que o empreendedorismo é igual maternidade, você pode ler todos os livros possíveis mas os seus filhos vão trazer desafios que não estão escritos nos livros e vai depender muito do seu feeling, da maneira como você vê o mundo, da maneira você foi criada para lidar com essa situação e seguir em frente”, afirma Rafa Lotto.

Thumbnail do vídeo

Leitura recomendada

Quer desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para ser uma liderança feminina transformadora? Conheça o WLP (Women’s Leadership Program), uma formação internacional de impacto. Clique aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!