Deborah Abi-saber, diretora sênior de RH no Nubank, traz dicas de liderança. Confira!
Deborah Abi-saber, diretora sênior de RH no Nubank (Foto: divulgação)
, jornalista
5 min
•
28 dez 2022
•
Atualizado: 16 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
A frase é de Deborah Abi-saber, uma das lideranças da área de recursos humanos da Nova Economia. Atualmente, é diretora sênior de RH no Nubank. Também passou por empresas como Red Bull, BTG Pactual e Mercado Bitcoin.
Nascida em BH, a executiva decidiu sair da cidade natal para conhecer outros mercados. “O primeiro lugar que eu fui foi para o Rio de Janeiro a trabalho, depois fui transferida para Londres. E aí vim para São Paulo”, diz à StartSe durante o videocast Mulheres do Agora. “Passei por várias empresas até chegar ao Nubank”, completa.
Quando o assunto é gestão de pessoas, Deborah conta que os melhores momentos que já teve foram os que se sentiu segura para ser ela mesma.
Confira alguns trechos da entrevista:
Deborah Abi-saber: Essa é a resposta de US$ 1 milhão. Eu não tenho ela. E eu não tenho, porque eu acho que varia muito de empresa para empresa, porque tem um componente de contexto que é muito importante. A gente está num contexto desafiador de mercado externo.
Então, como que a liderança se comporta frente a isso? Assim como a gente teve durante a pandemia. E um terceiro componente, é como você entende o que é desenvolvimento.
Deborah Abi-saber: Eu sempre falo que às vezes a gente tem muito a impressão de que desenvolvimento é só eu dentro de uma sala de aula, aprendendo, e não no bem que eu estou tentando cada vez mais fazer. O desenvolvimento está no dia a dia, nada ensina mais que o dia a dia. Então, use as possibilidades diárias para coletar, pedir feedback, dar feedback, essa é a forma mais rica que a liderança tem de se autodesenvolver.
Deborah Abi-saber: Sim. É algo que a gente reforça muito. Assim como a abertura para troca de feedback. Tem que estar aberta a dar e a receber feedbacks. A gente fala muito de colocar o ego de lado. Não existe isso. Aqui está todo mundo junto.
Deborah Abi-saber: Os melhores momentos que eu tive de gestão foram os momentos em que eu me senti segura para ser eu mesma. Então, acho que se alguém não está se sentindo segura para ser ela mesma, tem que conversar com o gestor, com outros times, seja o RH, compliance, porque é importante que a gente possa ser quem a gente é.
Deborah Abi-saber: O primeiro ponto é saber que você tem esse espaço seguro. Então, assim, gente, de novo, todos nós vamos errar. Faz parte de viver. E a gente está no ritmo de trabalho muito acelerado. Mesmo tentando o nosso melhor, a gente vai errar. O que devemos fazer é ver o que aconteceu de errado. Vamos aprender com isso e seguir em frente.
Assista a entrevista completa:
O episódio também aborda:
Cada vez mais carreiras estão sendo impactadas por diversas exigências do mercado. Se capacitar para essas transformações com agilidade pode ser a diferença entre você ser um profissional de destaque e bem remunerado, ou ficar fora do jogo. Se você quer dominar esses e outros assuntos para se destacar e chegar ao topo da sua carreira mais rápido – sem ter que sair do Brasil – aqui está uma solução rápida que fará a diferença na sua carreira já nos próximos meses. Veja tudo aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!