Nesta coluna, Gustavo Bodra, CTO e sócio da StartSe, analisa dados sobre a eficiência operacional com a IA; confira
Foto de Wes Hicks na Unsplash
, CTO na StartSe
4 min
•
19 jan 2024
•
Atualizado: 19 jan 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Refletindo sobre a busca incessante por eficiência operacional com Inteligência Artificial, percebo um dilema central: é melhor construir internamente ou adquirir uma solução especializada? A história da Vertice oferece um insight interessante.
A Vertice, uma startup londrina que arrecadou US$ 25 milhões em uma rodada de financiamento Série B, percebeu um aspecto na gestão de empresas modernas: a otimização de gastos em software com IA.
Veja só: a Vertice encontrou uma forma de ajudar as empresas a controlarem seus gastos com software. A empresa desenvolveu uma solução que automatiza a análise de gastos e tendências. Com essa solução, as companhias podem ter uma visão mais clara de seus gastos e tomar decisões mais informadas.
Mas a pergunta é: se IA é tão estratégica eu não deveria construir as minhas próprias ferramentas? Por que deveria usar uma ferramenta de terceiros?
Primeiramente, temos que considerar que desenvolver uma solução de IA in-house pode ser uma jornada longa e complexa. O sucesso dos fundadores da Vertice ilustra que, às vezes, a expertise externa pode ser o atalho para o sucesso. Mas qual é a melhor escolha?
Por um lado, a construção interna permite um controle total e uma integração personalizada. Contudo, não podemos ignorar o valor e a agilidade que uma aquisição, como a da Vertice, oferece. Especialmente em um campo tão dinâmico como o da IA, a rapidez e a especialização podem ser decisivas.
Como líderes, devemos ponderar entre inovação interna e oportunidades externas. A decisão de adquirir soluções externas não é só sobre adotar uma tecnologia avançada, mas também sobre integrar uma visão e competência que talvez faltem internamente.
Agora, tenho um convite para você: vamos para a prática? Nessa Imersão para empresários, diretorias e c-levels, você será capaz de levar seu negócio para o próximo nível com soluções avançadas em gestão e ferramentas de IA. Eu estarei presente na próxima turma. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, CTO na StartSe
Líder de tecnologia e inovação, escreve sobre big techs, Inteligência Artificial e é host do podcast StartSe Tech.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!