É o primeiro veículo autônomo sem ocupante a rodar pelos Estados Unidos. E isso deve transformar o mercado de entregas no mundo.
Robô de entrega da Domino's feito pela Nuro (foto: Divulgação/Domino's)
, Head de Conteúdo
7 min
•
13 abr 2021
•
Atualizado: 1 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Alberto Cataldi
A Domino's pode ser vista como uma marca tradicional no ramo de fast food, mas está sabendo inovar no delivery de seus produtos. A empresa anunciou que começou a fazer entregas com a ajuda de robôs. O R2, da empresa de robótica Nuro, está oficialmente funcionando para pedidos feitos em Houston, nos Estados Unidos.
Ao fazer uma compra em alguns horários na loja da Domino's na região de Woodland Heights, em Houston, o cliente pode optar por receber a entrega por uma pessoa ou pelo R2. O robô tem rodas e se locomove em baixa velocidade exclusivamente por ruas (e não em calçadas ou faixas de bicicleta, como alguns modelos de robôs autônomos).
O R2 conta com visão em 360° possibilitada por câmeras, Lidar, radares de baixo e alto alcance e sensores ultrassônicos. O trajeto do R2 é acompanhado por aplicativo e mensagens de SMS. O veículo também tem compartimentos de carga climatizados para que a comida chegue na temperatura ideal. O acesso só é permitido para o comprador, que faz a confirmação colocando uma senha no painel do modal.
Por enquanto, a iniciativa está restrita a essa cidade, mas o plano da empresa é expandir para mais locais ao longo deste ano.
A Nuro está na disputa por startup mais avançada nas tecnologias autônomas. Ela foi fundada em 2016 em Mountain View, na Califórnia, por Jiajun Zhu e Dave Ferguson, dois ex-engenheiros do Google. Desde então, recebeu um investimento de US$ 940 milhões do SoftBank Vision Fund.
Ela é a primeira empresa autorizada pelo governo dos EUA a ter um veículo autônomo sem ocupante rodando nas ruas do país. A parceria com a Domino's, por exemplo, começou a ser detalhada em 2019 antes de chegar ao mundo real este ano.
Por enquanto, o projeto da Domino's está restrito a Houston, nos EUA, mas o iFood tem uma iniciativa de entregas por robôs no Brasil. Apelidado de “Ada”, o modal foi construído em parceria com a startup brasileira-canadense Synkar e já fez entrega de ovos de páscoa na cidade de Ribeirão Preto como teste. O robô está sendo planejado para atuar em ambientes controlados, como condomínios e shoppings.
Além de ser mais um passo para a tecnologia de veículos autônomos entrando no ramo de serviços (e no cotidiano), o movimento da Domino's também reforça a alta relevância que o mercado de delivery ganhou no último ano. Mais do que um efeito da pandemia, o serviço de entregas já se tornou parte fundamental da logística de muitas empresas e, em alguns casos, o diferencial para se destacar dos concorrentes.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!