Você sabia que existem drones desenvolvidos especificamente para pulverização agrícola? Essa startup está se unindo a outra para criar uma nova aplicação para os seus drones.
drone-e-radares-desenvolvidos-por-duas-startups. (Foto: SkyDrones/Divulgação).
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.
Os drones especializados, desenvolvidos para aplicações específicas, fazem parte de um segmento em crescimento. A SkyDrones desenvolveu um drone pulverizador, o Pelicano, dedicado a atender as necessidades de agricultores, fazendo aplicações mais precisas de defensivos agrícolas.
Agora, SkyDrones e Radaz estão a poucos passos de finalizar a integração de seus produtos. A Radaz desenvolve e produz os radares de banda tripla Explorer e Keeper RD350.
Combinação perfeita, os radares desenvolvidos pela Radaz são os únicos de banda tripla transportados por drones no mundo, com aplicabilidade em diversos segmentos, enquanto o Pelicano é um RPAS da classe de 25kg, adaptado para transportar e operar radares de até 5kg para missões de pesquisas automatizadas.
As startups esperam iniciar a comercialização dos primeiros sistemas totalmente integrados ainda em janeiro.
Fundada em 2017, a Radaz é especializada em desenvolvimento de radar de sensoriamento remoto, oferecendo o radar de banda tripla, interferométrico, polarimétrico e embarcado por drone. Desde a sua criação, a startup trabalha com a SkyDrones no desenvolvimento de operações de voo.
Primeira empresa de desenvolvimento de RPAS multirotores no país, a SkyDrones foi criada em 2008, quando os sócios perceberam um grande potencial no futuro mercado de pequenos veículos aéreos não tripulados para captação de imagens e dados de pontos estratégicos ou de difícil acesso.
A SkyDrones recebeu, em junho de 2020, uma rodada de pouco mais de R$ 900 mil através da CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Hoje, ambas startups – SkyDrones e Radaz – são reconhecidas internacionalmente, tendo clientes e parcerias estratégicas em países como Emirados Árabes, Itália, Alemanha, Coreia do Sul, dentre outros.
A parceria de longa data entre SkyDrones e Radaz desempenhará um papel fundamental no sucesso do novo projeto de integração.
Originalmente voltado para aplicação nos setores de agricultura e indústria florestal, o Pelicano, da SkyDrones, foi modificado para atender aos requisitos dos radares RD350, da Radaz, quanto a itens como integração mecânica, balanceamento, requisitos eletromagnéticos do radar, comunicação e programação de voo.
O novo sistema garantirá maior autonomia de voo dos radares Explorer e Keeper – 80% superior quando comparado a drones de outras empresas do setor –, que poderão ultrapassar a marca de 500 hectares por dia, já que não dependem da luz solar para suas mensurações.
O Pelicano, em operação desde 2019 com mais de 4 mil horas de voo, é resistente à água, com capacidade de voar dia e noite.
Os drones são conhecidos por suas aplicações mais cotidianas, mas as soluções especializadas desenvolvidas por startups como a SkyDrones dão novos poderes e utilidades aos dispositivos voadores.
Com a possibilidade de unir forças com a Radaz, outra startup, essa que desenvolve tecnologia de radares, a parceria comprova que startups podem desenvolver inovações juntas para conquistar novos mercados e alçar novos voos.
Quer saber antes sobre startups inovadoras como a SkyDrones e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, hub de investimento em startups da StartSe. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades e entrar na Nova Economia em 2022, participe do grupo exclusivo do Telegram para avisos de novas captações!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!