Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Por que o Cabify deixou o Brasil?

Entenda o motivo de encerramento das operações no país.

Por que o Cabify deixou o Brasil?

Cabify (foto: divulgação)

, jornalista

4 min

23 abr 2021

Atualizado: 8 ago 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Por Sabrina Bezerra

Cerca de cinco anos depois de chegar ao Brasil, o Cabify — aplicativo de mobilidade — encerrou suas operações no país em junho de 2021.

"Com tristeza comunicamos que este será o último mês que nos moveremos pelas cidades do Brasil. A partir do dia 14 de junho deixaremos de transportá-los de Cabify", disse a empresa em post no Facebook.

Em comunicado oficial enviado à StartSe, a empresa disse que o motivo é o impacto negativo causado pela crise do coronavírus. “A empresa de mobilidade ressalta que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil”.

No entanto, a empresa destacou que, a operação continuará em todas “as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente”, pois “mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021”.

App Cabify (foto: divulgação)

Cabify, Uber e 99

Foi em 2016 que o Cabify — startup espanhola — chegou ao Brasil para competir num mercado em que Uber e 99 estavam em explosão. No ano seguinte, ela comprou a Easy Taxi no país. Embora estivesse presente nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo, o Cabify não ganhou destaque. As taxas — muitas vezes — superiores às cobradas pelas concorrentes inibiram o crescimento — e o impacto foi ainda maior com a chegada da pandemia de coronavírus.

MERCADO DE APPS DE MOBILIDADE 

Sem dúvida, o mercado de aplicativos de mobilidade foi um dos mais afetados pela crise causada pelo coronavírus. Não à toa: com as regras de isolamento social, houve queda dos usuários do app. No pico da covid-19, por exemplo, os negócios de mobilidade do Uber reduziram entre 80% e 90%. A 99táxi teve queda de mais de 70%. No entanto, para driblar a crise, as empresas apostaram no mercado de delivery e de fintechs. 

 

Sua empresa está realmente preparada para disputar espaço com as empresas que já nasceram ou se tornaram digitais? Conheça o programa Transformação Digital para Empresas e construa seu plano de Transformação Digital para o próximo trimestre - antes de você gastar dinheiro com Tecnologia.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!