A Rede Mulher Empreendedora lançou o 10º Fórum RME como uma das formas de incentivar o empreendedorismo feminino. Durante o evento, as empreendedoras terão acesso a palestras, mentorias e prêmio em dinheiro. Acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro e será online e gratuito.
Empreendedorismo feminino (Foto: Pexels)
, jornalista
5 min
•
4 nov 2021
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra
Falta de acesso a crédito. Conciliar família e negócio. Violência doméstica. Esses são alguns dos desafios enfrentados por mulheres empreendedoras. É o que mostra a pesquisa “Mulheres empreendedoras 2021”, feita pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME). Veja:
Falta de acesso a crédito: 72% das empreendedoras entrevistadas disseram que são totalmente ou parcialmente independentes financeiramente. Apesar disso, 42% afirmaram ter dificuldade em conseguir crédito. Em outras palavras, elas solicitam, mas tem o pedido negado.
Conciliar família e negócio: 79% disseram que os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que empreendem.
Violência doméstica: 34% já sofreram algum tipo de agressão em relações conjugais. Contudo, ao empreender, 48% conseguiram sair desses relacionamentos abusivos.
“De forma geral, as mulheres se sentem mais independentes, confiantes e seguras quando têm uma geração de renda própria, permitindo que ela mude sua condição dentro de relacionamentos abusivos”, diz Ana Fontes, fundadora da RME, no estudo.
Mas afinal, como incentivar o empreendedorismo feminino? Para a RME, com palestras, mentorias e prêmios. Entenda abaixo:
Anualmente — como uma das formas de incentivar o empreendedorismo feminino —, a Rede Mulher Empreendedora organiza o Fórum RME. Trata-se de uma iniciativa em que acontecem diversas palestras, painéis e mentorias de especialistas para as empreendedoras.
Neste ano, o evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, online e gratuito. Camila Farani, investidora e presidente da G2 Capital; Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech; e a empreendedora Leila Velez são algumas das mentoras. Clique aqui para conferir a agenda completa e se inscrever no evento.
Além disso, acontecerá o 2º Prêmio Fórum RME, que vai premiar o melhor pitch escolhido pelas participantes. As 3 primeiras vencedoras ganharão:
1º Lugar: 5 mil reais
2º Lugar: 3 mil reais
3º Lugar: 2 mil reais
Palestras, mentoria e prêmio em dinheiro são algumas formas de incentivar o empreendedorismo feminino. Afinal, esses 3 pilares atuam diretamente nos principais desafios que as mulheres encontram ao empreender (como falamos no início desta matéria).
Logo, “quanto mais incentivo e apoio, mais essas empreendedoras conseguem planejar e se estruturar, estudando e compartilhando suas experiências”, diz Ana Fontes.
Quando o assunto é micronegócio, o incentivo vai ao encontro do crescimento do número de MEIs (microempreendedores individuais). Veja: no ano passado, cresceu cerca de 8,4% em comparação com 2019, segundo dados do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia — o que é importante para o desenvolvimento da economia no país.
Por outro lado, “muitas mulheres ainda não têm apoio e reconhecimento de que seus negócios, ainda que pequenos, fazem parte de um ecossistema potente e que gera muita riqueza”, comenta Ana.
Quer aprender sobre liderança feminina? Preparamos uma formação Internacional de Impacto, que desenvolve habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma Liderança Feminina Transformadora, em posições estratégicas de mercados altamente competitivos. Conheça o Women's Leadership Program.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!