Portugal é um destino procurado por brasileiros pela semelhança cultural e por falar a mesma língua. Mas é um bom lugar para criar um negócio?
Portugal (foto: Getty Images)
, jornalista da StartSe
4 min
•
3 jun 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seja por falar a mesma língua ou por sediar o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, Portugal é um destino que a maioria dos profissionais brasileiros olha com curiosidade.
Não é por acaso: o país tem muito a oferecer além da semelhança lusófona e do evento (que agora também acontecerá no Rio de Janeiro). Desde 2015, o governo local tem fortalecido a agenda de startups, empreendedorismo e inovação — e tem colhido os frutos.
O governo federal português olha especificamente para três categorias: ecossistema (mapeando startups, incubadoras e aceleradoras), financiamento (a expectativa é de investir 125 milhões de euros no setor) e internacionalização (há vistos exclusivos para quem quer empreender no país).
Já para Camilla França, empreendedora e aluna da StartSe, outro fator de destaque do país é a proximidade entre o mercado de trabalho e as universidades.
"Há muitos acadêmicos circulando dentro do empreendedorismo em Portugal e cada área incentiva e capacita a outra. Existe uma infinidade de parques tecnológicos e universidades em que as empresas podem ser incubadas. Isso facilita muito a pesquisa e desenvolvimento de produtos", explica França, fundadora da FXBrazil, consultoria de inteligência de mercado e internacionalização de negócios.
Ela foi para a imersão internacional em Portugal da StartSe com uma intenção: realizar networking. Isso porque, após a viagem, ela voltou para o país para internacionalizar a própria empresa, a FXBrazil.
Agora, em Portugal, há a FXGlobal e a possibilidade que outras pessoas internacionalizem suas empresas através da companhia de Camilla.
…
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista da StartSe
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Apresenta o podcast Agora em 10 na StartSe e também atua na área de Comunidades na empresa. É especialista em inovação, tecnologia e negócios.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!