Portugal é sinônimo de inovação e empreendedorismo. O espírito vanguardista do país voltou a ser reacendido e o governo português está incentivando empreendedores a abrirem seus negócios por lá.
Foto: Getty Images
, Produção de Conteúdo
6 min
•
24 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Quando pensamos em Portugal, a primeira imagem que pode nos vir à mente é a de um país muito antigo, velho, dificilmente a imagem de um lugar inovador, certo?
Não mais. Desde a época das caravelas, Portugal tem se mostrado um país inovador, pioneiro e desbravador. Ir à lua, hoje, não parece mais tão absurdo, mas no século XV, viajar os sete mares e encontrar novas terras, parecia inimaginável.
E o espírito inovador e vanguardista de Portugal permanece até os dias de hoje. Talvez apenas tenha ficado adormecido por algum tempo, mas é fato que está voltando com tudo nas últimas décadas.
As terras lusíadas podem não ser ainda um Vale do Silício, mas com certeza são um novo Ecossistema Externo iminente, o que podemos chamar de Ecossistema Franja. E a presença portuguesa em territórios de inovação é cada vez mais constante, como dá-se, por exemplo, no acordo entre o Estado português e a Universidade do Texas, em prol da pesquisa e exploração tecnológica.
Observamos a constante vontade de Portugal de crescer como uma espécie de laboratório e incubadora de startups, ao notarmos que há 1 unicórnio para cada 1.2 milhão de pessoas, e também quando pensamos no investimento externo que o país vem recebendo: cerca de 92% do investimento em startups vem de outros países.
O investimento externo que Portugal tem recebido é composto, parte por investidores de Venture Capital que injetam dinheiro e conhecimento nas empresas portuguesas, parte por empreendedores estrangeiros que vão para lá trabalhar ou abrir os seus próprios negócios.
O clima temperado e ensolarado na maior parte do ano, somado à boa qualidade de vida com um dos menores custos da Europa, a cultura da inovação, são alguns dos motivos que tornam o país convidativo para qualquer um ter interesse em morar lá, especialmente brasileiros que sonham em morar fora, até mesmo pela facilidade linguística.
Contudo, o governo português tem incentivado empreendedores a irem para lá e abrirem filiais, ou até mesmo começar um novo negócio. Isso se dá através de programas financeiros e iniciativas fiscais para empresários. As leis de incentivo de Portugal andam transformando o pequeno país europeu em um verdadeiro celeiro de startups, que só cresce.
Nossos professores e autores do best-seller Organizações Infinitas estiveram recentemente em Portugal e compartilharam conosco seus aprendizados e novidades tecnológicas do país no mais novo episódio do Podcast Organizações Infinitas.
Assista já:
Portugal está pulsante em inovação e é o ponto de partida de negócios brasileiros na Europa.
É por isso que nós, da StartSe, estamos presentes nesse vibrante polo de negócios e recebemos grupos seletos de líderes, empreendedores e empresários.
Durante 5 dias, esse grupo participa de aulas, visitas, apresentações e experimentos com o DNA do ecossistema.
Somado a isso, conectam-se com players importantes de Portugal capazes de abrir as portas desse mercado europeu para negócios do Brasil que desejam internacionalizar e crescer suas operações.
Se você tem interesse em saber mais detalhes sobre essa imersão e mergulhar nesse peculiar ecossistema inovador, basta tocar neste link.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!