Vazamento de informações não ocorreu por causa de uma falha de segurança nos sistemas da OpenAI; e sim devido a infecções nos dispositivos dos próprios usuários. Entenda!
Hacker (Foto: Canva)
, Produtora de Conteúdo
6 min
•
27 jun 2023
•
Atualizado: 27 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Durante a semana passada, o Group-IB — empresa especializada em segurança cibernética — revelou que mais de 100 mil contas de acesso ao ChatGPT foram expostas na dark web, o que significa que nomes de usuários e senhas das pessoas que utilizam a tecnologia foram revelados. Além disso, essa exposição de informações pode incluir dados sensíveis, como conversas salvas nos perfis comprometidos.
Os dados extraídos do Group-IB:
12,6 mil contas
9,2 mil contas
6,5 mil contas
4,7 mil contas
4,5 mil contas
2,9 contas
2,9 contas
2,6 contas
2,5 contas
2,4 contas
De acordo com o Group-IB, o vazamento de informações não ocorreu por causa de uma falha de segurança nos sistemas da OpenAI ou do ChatGPT; e sim devido a infecções nos dispositivos dos próprios usuários.
De acordo com a dona do ChatGPT, a segurança online é uma responsabilidade do usuário, que deve usar antivírus e tomar cuidado com possíveis programas maliciosos. Veja o comunicado da empresa para o site Tom’s Hardware:
“Os resultados do relatório de inteligência de ameaças da Group-IB são o resultado de malware de commodities’nos dispositivos das pessoas e não de uma violação da OpenAI. Atualmente, estamos investigando as contas que foram expostas. A OpenAI mantém as melhores práticas do setor para autenticar e autorizar [a entrada] dos usuários em serviços, incluindo o ChatGPT, e incentivamos nossos usuários a usar senhas fortes e instalar apenas softwares verificados e confiáveis em computadores pessoais.
Apple, Samsung e Amazon são exemplos de empresas que optaram por proibir o uso do ChatGPT devido a preocupações específicas relacionadas — justamente — à confidencialidade de informações internas e à possibilidade de respostas geradas serem semelhantes a dados proprietários.
Além de desabilitar o histórico de chat para que suas mensagens não sejam armazenadas ou usadas para melhorar o sistema no futuro, é importante educar e explicar para os seus colaboradores como usar o ChatGPT corretamente e quais informações devem ou não ser compartilhadas com ele.
A Inteligência Artificial tem o potencial de automatizar 70% do tempo de trabalhadores, além de abrir portar para a criação de grandes inovações para a sua empresa. Você está disposto a ignorar o potencial revolucionário dessa tecnologia em prol do medo da automação? Ao invés de proibir, por que não explorar as infinitas possibilidades que ela oferece e educar seus colaboradores?
Torne-se um líder visionário que domina as possibilidades dessas tecnologias para otimizar processos e aprimorar suas tomadas de decisão. Não se contente em simplesmente proibir, abra as portas para a transformação e conquiste resultados extraordinários. O futuro está ao seu alcance. Está pronto para agarrá-lo? Saiba mais sobre o curso AI for Leaders!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!