Diante de coisas novas, diferentes e eventualmente disruptivas, é normal termos medo, mas precisamos ter menos pressa para julgar e mais paciência para aprender. Entenda como fazer isso!
IA pintando uma tela (Fonte: Getty Images)
, Chief Innovation Officer
5 min
•
7 fev 2023
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Como você resolve esta: “Quantos livros escreveu Machado de Assis?” Fácil, ligue e pergunte para um amigo que sabe tudo. Ou vá no Google.
E esta: “Qual o melhor livro do MA?” Ligue para o amigo ou vá no Google. Este deverá trazer algum link com os top-x livros do MA, estudo feito com grupos de estudantes, ou artigo de um crítico literário renomado. Mas, serão apenas opiniões.
> Agora vamos limpar a mente e recomeçar <
O ChatGPT é como se fosse um novo amigo, mas não é um buscador (o nosso outro amigo).
Para tentar nos ajudar com uma resposta ele sempre I-N-V-E-N-T-A
O ChatGPT utiliza o GPT-3, um modelo de IA que utiliza o conceito de Transformers (ironicamente, criado pelo outro amigo). É um tipo de LLM (Large Language Model) que foi treinado com muito dado. Não foi divulgado oficialmente, mas é na ordem de PetaBytes de textos de livros, artigos, websites, e outras fontes. Os dados foram coletados até 2021 e portanto ele não sabe o que aconteceu ontem. Mesmo assim, a tecnologia é incrível.
Mas é fundamental entender que o GPT-3 é P-R-O-B-A-B-I-L-Í-S-T-I-C-O
Isto significa que ele fica tentando mapear a possibilidade (adivinhar) a ocorrência de uma palavra seguinte (frase, sentença…) considerando o que veio antes (o contexto). Não parece, mas é pura matemática.
Se perguntarmos ao ChatGPT qual o melhor livro do MA ele vai reagir assim: “O… melhor… livro de… Machado de Assis é … [ palavra resultante do cálculo de probalidade de toda a massa de dados que ele processou ]”.
Não devemos tratar a resposta como uma verdade (ou mentira), apenas como uma probabilidade.
Então, se alguém quiser saber o endereço de um bar, quem foi campeão da Copa de 2022, se 7919 é um número primo, se a StartSe oferece imersões executivas na Estônia, Israel ou Vale do Silício… é melhor utilizar um buscador.
Para usar o ChatGPT precisamos ter mais empatia, e mudar a maneira como perguntamos não procurando respostas certas mas iniciando diálogos:
- Os livros que eu mais gostei de ler foram (x e y). Qual o livro de MA você acha que eu mais vou gostar? (…)
- Eu adoro (tirar férias na praia / andar a cavalo / cantar / carnaval / cores fortes / macarronada), então qual o melhor livro de MA para mim? (…)
- Qual o adjetivo feminino mais utilizado por MA nas suas obras? E por que será? (…)
- Quais seriam as possíveis mudanças na história do livro Dom Casmurro se tivesse sido escrito por Clarice Lispector? (…)
- Você pode tentar escrever uma letra de Hip Hop como se você fosse o Bruxo do Cosme Velho? (…)
Entregando mais contexto conseguimos explorar novas possibilidades. Interagir com o ChatGPT é como conversar com um novo amigo. Vamos pensar diferente: o ChatGPT não erra, ele apenas não acerta. Ou você tem algum amigo que acerta tudo? :)
Diante de coisas novas, diferentes e eventualmente disruptivas, é normal termos medo, mas precisamos ter menos pressa para julgar e mais paciência para aprender.
Seguimos navegando!
Fique por dentro de tudo o que importa na Nova Economia e ainda aprenda o que você precisa para transformar sua carreira e sua empresa para melhor! Baixe gratuitamente o novo app StartSe e tenha acesso a conteúdos exclusivos: Android | iPhone
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Chief Innovation Officer
Chief Innovation Officer na StartSe | Autor "Organizações Infinitas"
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!