Enquanto a Starlink promete revolucionar o acesso global, os cabos submarinos continuam sustentando a conectividade mundial com mais de 1,4 milhão de quilômetros de extensão
Foto: Pexels
, Founder da StartSe
3 min
•
4 dez 2024
•
Atualizado: 4 dez 2024
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Seu conteúdo em até 1 minuto*
A Starlink, empresa de internet via satélite subsidiária da SpaceX, é sempre apontada como a maior "disruptora" do mercado de telecomunicações. E, muito provavelmente, é mesmo.
Contudo, estamos muito longe ainda de termos acesso em massa a internet via satélite. O que nós temos hoje é um emaranhado de cabos submarinos, que ligam continentes e somam 1,4 milhão de quilômetros.
Sem esses cabos, não existe internet. Esse tema é tão relevante que, por exemplo, a Meta acaba de anunciar que vai investir US$ 10 bilhões para ter mais 40 mil quilômetros de cabos exclusivos.
A imagem abaixo mostra, em tempo real, as conexões via cabo. Existe um site que detalha todos os cabos, mostrando inclusive quem é o proprietário, as pontas que ele conecta e mais informações técnicas.
Exemplos: o cabo que liga a África do Sul a Austrália pertence ao Google. Os cabos que conectam Cuba pertencem ao governo dos EUA. A Microsoft tem um cabo que conecta São Paulo a Nova Iorque. E por aí vai...
No mundo onde tudo parece "digital", ainda existe uma infraestrutura "analógica" enorme para suportar tudo isso. Existe muito mais coisa no céu - e principalmente no mar - do que a gente pode imaginar.
Leitura recomendada
Quer aprender mais sobre as transformações do mercado?
Participe do Executive Program e conecte-se diretamente com Junior Borneli. Inspire-se com quem já faz a diferença! Garanta sua vaga agora!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Founder da StartSe
Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!