Veja quais foram as primeiras decisões de Trump e como isso impactará o Brasil
Foto: Pexels
, redator(a) da StartSe
6 min
•
23 jan 2025
•
Atualizado: 23 jan 2025
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Nos primeiros dias do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, iniciado na segunda-feira (20), uma série de medidas prometidas durante a campanha foram implementadas.
Algumas ações, como o perdão aos invasores do Capitólio e as medidas contra a imigração, já eram esperadas. Outras, como a saída do Acordo de Paris, repetem decisões de seu primeiro mandato.
Trump cumpriu promessas de campanha, revertendo 78 ações de Joe Biden no primeiro dia.
Saída do Acordo Climático de Paris: Trump formalizou novamente a retirada dos EUA do Acordo Climático de Paris, revertendo a adesão feita por Biden. Uma carta foi enviada à ONU explicando a decisão.
Perdões para réus de 6 de janeiro: mais de 1.500 pessoas que invadiram o Capitólio em janeiro de 2021 foram perdoadas.
Endurecimento da política migratória: Trump assinou ações executivas para reprimir a imigração, incluindo o fim da cidadania por direito de nascença, designação de cartéis de drogas como organizações terroristas e declaração de emergência nacional na fronteira sul. O programa de entrada legal de imigrantes iniciado por Biden foi encerrado, deixando centenas de imigrantes parados na fronteira.
Programa Fique no México: o governo restabeleceu o programa “Fique no México”, exigindo que solicitantes de asilo aguardem no México a resolução de seus casos.
EUA fora da OMS: Trump anunciou a retirada dos EUA da Organização Mundial da Saúde, cortando laços com a agência de saúde pública da ONU. A decisão é, ainda, uma repercussão do posicionamento da entidade durante a pandemia, contrariando o que pensava Donald Trump.
Liberdade de expressão: o governo federal foi orientado a restaurar a liberdade de expressão e impedir a censura governamental, reforçando a Primeira Emenda da Constituição norte-americana.
Congelamento regulatório: um congelamento foi imposto para impedir que burocratas emitam novas regulamentações até que os oficiais de Trump assumam o controle total do governo.
Congelamento de contratações: as contratações federais foram congeladas, exceto para militares e outras categorias específicas, até que os oficiais de Trump estejam no controle total do governo.
Fim do Home Office: trabalhadores federais serão obrigados a retornar ao trabalho presencial em tempo integral.
TikTok ganha sobrevida: Trump assinou uma ação executiva adiando a proibição do TikTok no país por 75 dias.
Investimentos bilionários em IA: Trump anunciou um investimento privado de até US$ 500 bilhões em infraestrutura de Inteligência Artificial (IA), em parceria com OpenAI, Oracle e SoftBank.
A OMS emitiu uma declaração pedindo que Trump reconsiderasse a saída dos EUA da organização.
O Kremlin fez pouco caso da ameaça feita por Donald Trump de criar novas sanções à Rússia se Vladimir Putin não negociar um acordo com a Ucrânia. O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, disse que “Ele gosta desses métodos, ao menos gostava dele durante seu primeiro mandato".
As primeiras decisões de Trump podem ter impactos variados no Brasil. A saída dos EUA do Acordo de Paris pode influenciar a política ambiental brasileira, possivelmente enfraquecendo os compromissos do país com a sustentabilidade.
A retirada da OMS pode afetar a cooperação em saúde pública entre Brasil e EUA, dificultando o combate a pandemias e outras crises de saúde. Além disso, o endurecimento das políticas migratórias pode afetar brasileiros que buscam imigrar para os EUA, aumentando as dificuldades e incertezas nesse processo.
Além disso, o flerte ideológico com Javier Milei, presidente da Argentina, e as recentes declarações de Trump indicando protecionismo à indústria nacional e prometendo “taxar de volta” países como Brasil e Índia, colocam o comércio entre Brasil e EUA em posição de alerta. Uma taxação norte-americana impactaria negativamente no PIB brasileiro.
E essas são apenas as primeiras 48h… vamos aguardar e ver como se desdobrará Trump - o Retorno. Por aqui você verá tudo que é relevante e impactará o mercado.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
redator(a) da Startse
Jornalista e Copywriter. Escreve sobre negócios, tendências de mercado e tecnologia na StartSe.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!