Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Estamos vivendo um "Maremoto", diz CEO da Microsoft

Depois das transformações da Internet, o líder da Microsoft enxerga muito potencial na IA. Veja a linha do tempo

Estamos vivendo um "Maremoto", diz CEO da Microsoft

Microsoft (Christophe Morin/IP3 / Colaborador via Getty Images)

, Founder da StartSe

5 min

21 ago 2023

Atualizado: 3 nov 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Ao falar sobre Inteligência Artificial, o CEO da Microsoft fez uma referência a uma carta escrita por Bill Gates, fundador da empresa, em 1995, que foi enviada para todos os funcionários da empresa.

Naquela carta, ele chama a internet como uma "maré" que seria um divisor de águas para a empresa. Ele não só estava certo na previsão positiva daquilo para a empresa, mas também no impacto da internet no mundo.

Agora, Satya disse que estamos vivendo um "maremoto" chamado Inteligência Artificial. Para ele, o impacto real da IA ainda não foi sentido, apesar de todo barulho causado pelo ChatGPT, Bard e outros algoritmos.

Aproveitando a fala de Satya, vale fazer um breve retorno temporal:


- Em 1976 a Apple deu origem à era da computação pessoal. Foi a primeira empresa a criar computadores adequados para uso residencial e mudou toda uma geração. Foi uma enorme revolução.

- Em 1988 a internet, criada lá em 1969, começou a se popularizar. Isso mudou o mundo completamente, dando origem a uma das maiores revoluções tecnologias de todos os tempos.

- Em 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1, inaugurando a "era das janelas". Antes disso, para usar computador era preciso ter conhecimentos técnicos. O Windows criou o "arrasta e clica" e tornou o computador popular.

- Em 2007, a Apple popularizou os smartphones com o iPhone, dando origem à "era dos apps" e criando condições para que uma indústria multi bilionária surgisse. Uber, Nubank, iFood só existem por causa disso.

- Em 2022, aconteceu de novo. A OpenAI lançou o ChatGPT e nos permitiu encostar na Inteligência Artificial, algo que existe desde o fim da década de 1950. Pela primeira vez, nós pudemos "tocar" na IA.

Fiz essa "linha do tempo" para mostrar que, de tempos em tempos, a tecnologia cria oportunidades de ruptura nos mercados, onde uma nova plataforma de negócios acaba se formando.

O que Satya Nadella diz é que um novo momento no "espaço-tempo" está se abrindo e quem não aproveitar a onda da IA, ficará completamente obsoleto. Isso vale para profissionais e para empresas.

Inteligência Artificial (Foto: Pexels)

Por que importa?

Lembre-se que, para que todas as revoluções tecnológicas existirem (com exceção da IA), era necessário que o usuário final fizesse um investimento: tinha que comprar um computador, um telefone, etc.

No caso da IA, não precisamos fazer nada. Basta acessar um site, digitar um endereço no navegador e pronto, estamos conectados a IA. É por isso que a adesão disso será tão mais rápido do que as outras tecnologias.

Bill Gates, em 1995, não exagerou. E Satya Nadella, agora, não está sendo exagerado ao chamar a IA de "maremoto". Eu até acho que ele usou muito bem a palavra, porque um maremoto gera sempre um tsunami...

E tsunamis vêm em ondas. A primeira onda de impacto da IA será a da "eficiência". Quem aprender e aplicar será mais eficiente, mais produtivo, mais veloz, mais competitivo. E estará mais preparado para as outras ondas.

Leitura recomendada

Portanto, digo uma coisa: aprenda sobre IA. Seja você um empresário, um empreendedor, um líder, um profissional: aprenda sobre IA. E, para isso, tenho um conselho:

Inscreva-se no curso IA para Líderes da StartSe. Existem 2 versões:

- IA para Líderes, online
- Imersão IA para Líderes, presencial

Mais de 5 mil líderes já estão se capacitando em IA e levando este programa para dentro de suas empresas. IA é a nova alfabetização, é um letramento básico para ser competitivo.

Não ignore isso, é um grande erro.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Fundador do StartSe, empresa de educação continuada com sede no Brasil e operações no Vale do Silício e na China. Empreendedor há mais de 10 anos, apaixonado por vendas e criação de produtos. Trabalha todos os dias para "provocar novos começos" através do compartilhamento de conhecimento.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!