StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Qual a estratégia por trás da aquisição da Garoto pela Nestlé?

Juntas, as empresas podem alcançar suas metas de redução de despesas e melhorar sua rentabilidade

Qual a estratégia por trás da aquisição da Garoto pela Nestlé?

Fábrica da Garoto em Vila Velha (Foto: divulgação Garoto)

, Produtora de Conteúdo

8 min

13 jun 2023

Atualizado: 22 jun 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Recentemente, a Nestlé finalmente conseguiu comprar a Garoto depois de esperar por mais de 20 anos. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu permissão para a compra, mas com a condição de que a Nestlé siga algumas regras — chamadas de remédios comportamentais — para garantir uma competição justa no mercado de chocolates do Brasil (entenda mais adiante).

  • A Nestlé adquiriu a Garoto em fevereiro de 2002, mas o Conselho Administrativo de Defesa Econômica proibiu a transação dois anos depois porque achou que isso criaria uma situação em que a empresa teria mais de 58% de todo o mercado de chocolates do país.

“Damos um ponto final a um caso que envolveu diversos conselheiros, diversas formações, o Judiciário, e gerava muita frustração ao Cade e à comunidade antitruste. É um momento histórico encerrar esse caso”, disse o presidente do Cade e relator do processo, Alexandre Cordeiro, ao encerrar o julgamento.


O QUE SÃO OS REMÉDIOS COMPORTAMENTAIS? 

Os remédios comportamentais são restrições e obrigações impostas pela autoridade reguladora para garantir que a empresa compradora siga certas diretrizes e preserve atividades e compromissos. 

QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES IMPOSTAS PELO CADE?

1- Restrição de aquisição de ativos

A Nestlé não pode adquirir ativos que representem uma participação igual ou superior a 5% do mercado nacional de chocolates durante os próximos cinco anos. No entanto, essa regra não se aplica a compras internacionais.

2- Comunicação de aquisições

A Nestlé é obrigada a comunicar ao Cade qualquer aquisição de ativos que caracterize como um ato de concentração no mercado nacional de chocolates, desde que esteja abaixo do limite de 5%. Essa obrigação de comunicação tem duração de sete anos.

3- Proteção da fábrica em Vila Velha 

A Nestlé não pode encerrar a operação da fábrica da Garoto localizada em Vila Velha, no Espírito Santo, por um período mínimo de sete anos.

"Olhando para esses remédios não consigo imaginar o que mais poderia fazer o Cade hoje para dar tranquilidade ao mercado", disse o conselheiro Gustavo Freitas de Lima, durante julgamento.

Fábrica da Garoto em Vila Velha (Foto: Garoto)

É O FIM DO BOMBOM SERENATA DE AMOR?

Não, ao menos por enquanto, a Serenata de Amor não vai acabar. Em 2017, o Cade e a Nestlé fizeram um acordo que previa a venda de um grupo de dez marcas de chocolates, incluindo a Serenata de Amor, Chokito, Lollo e Sensação. No entanto, a Nestlé não seguiu adiante com o compromisso de venda e essas marcas continuam sob a posse da Garoto.

Atualmente, não há indicação de que a Nestlé tenha interesse em vender essas marcas de bombons, e foi garantida a continuidade das tradicionais nos próximos anos. 

  • Além dos produtos já conhecidos, a Garoto também está trabalhando em novidades. Uma delas é o início da produção de uma linha completamente nova de barras de chocolate na fábrica do Espírito Santo.

QUAIS SÃO OS PLANOS DA NESTLÉ COM A GAROTO?

A Nestlé tem planos grandiosos para a fábrica de chocolates Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo: a ideia é investir cerca de R$ 430 milhões, entre 2023 e 2024, para deixar a fábrica ainda melhor, com mais tecnologia e inovações. Além disso, nos últimos dois anos, a Nestlé já tinha investido R$ 270 milhões na empresa para aumentar a produção de chocolates.

  • A Fábrica de Vila Velha é muito importante no Brasil e está entre as dez maiores do mundo.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA AQUISIÇÃO DA GAROTO PELA NESTLÉ

A aquisição da Garoto pela Nestlé pode levar à redução de custos por meio de sinergias operacionais e compartilhamento de recursos e expertise. Ao operar de forma mais eficiente, as empresas podem alcançar suas metas de redução de despesas e melhorar sua rentabilidade. Veja os motivos: 

1- Ao unir as operações, as empresas podem eliminar redundâncias e otimizar processos. Isso inclui a racionalização de linhas de produção e a padronização de sistemas.

2- A aquisição permite o compartilhamento de recursos, como infraestrutura, tecnologia, conhecimento e melhores práticas. A Nestlé, como uma empresa maior e globalmente estabelecida, pode trazer eficiências e experiência em áreas como pesquisa e desenvolvimento, marketing e gestão de cadeia de suprimentos – o que pode ajudar a melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos da Garoto.

POR QUE IMPORTA? 

A fusão e aquisição são estratégias importantes para impulsionar o crescimento, melhorar a eficiência e alcançar vantagens competitivas no mercado empresarial. Ao expandir para novos mercados, adquirir novas tecnologias e combinar recursos, as empresas podem se tornar mais fortes e bem posicionadas para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso a longo prazo. E você, já pensou em combinar mais uma empresa com o seu negócio?

 

LEITURA RECOMENDADA

Se você está interessado em aprender mais sobre planejamento e inovação estratégica, e como essas práticas podem gerar poder competitivo e alta adaptabilidade no seu negócio, um curso de Certificação Executiva pode ser a escolha certa para você. Através desse curso, você terá a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos especializados para identificar oportunidades de fusões e aquisições, avaliar os riscos e benefícios envolvidos, e implementar estratégias eficazes. Saiba mais aqui!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!