O objetivo, de acordo com a Samsung, é inovar, se diferenciar, atender às expectativas do mercado e estabelecer-se como uma marca líder e visionária no cenário tecnológico. Entenda!
Galaxy Flip 5 (Foto: divulgação/Microsoft)
, Produtora de Conteúdo
7 min
•
26 jul 2023
•
Atualizado: 26 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Para quem achou que a moda passou... Novos celulares dobráveis da Samsung — chamados Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 — foram lançados durante o evento Galaxy Unpacked 2023, na Coréia do Sul. Os dois têm tecnologia avançada e resolveram problemas que eram criticados em modelos anteriores.
Na apresentação do seu grande evento, a gigante coreana surpreendeu ao trazer convidados especiais, como a cantora brasileira Anitta e a atriz Sydney Sweeney da série Euphoria. Além disso, o evento contou com a presença de estrelas do kpop, como os grupos Stray Kids e BTS.
O objetivo, de acordo com a Samsung, é inovar, se diferenciar, atender às expectativas do mercado e estabelecer-se como uma marca líder e visionária no cenário tecnológico. Além disso, existem três grandes estratégias por trás, veja:
Com os celulares dobráveis, a gigante de tecnologia visa atrair nichos de mercado específicos, como entusiastas do setor, profissionais que precisam de multitarefa e consumidores que buscam novas experiências de uso.
Essa nova (ou velha) geração de celular oferece novas possibilidades para o uso de aplicativos, jogos e multimídia. As telas maiores quando desdobradas podem proporcionar experiências mais imersivas e criativas para os usuários.
A Samsung aposta no potencial de crescimento dos celulares dobráveis a longo prazo. A medida que a tecnologia avança e a produção em larga escala é aprimorada, espera-se que esses dispositivos se tornem mais acessíveis e populares no mercado.
No ano de 2022, a Samsung vendeu mais celulares dobráveis do que todas as outras empresas juntas, de acordo com um relatório divulgado pela consultoria Canalys e publicado pelo Financial Times.
A Huawei ficou em segundo lugar na lista, com 2 milhões de celulares dobráveis vendidos no ano passado. As empresas Oppo, Vivo e Xiaomi completaram o top 5, cada uma vendendo menos de 1 milhão de unidades. A Motorola, que foi uma das pioneiras nesse segmento com o seu Motorola Razr, ficou em último lugar, vendendo menos de 50 mil unidades.
Os celulares com telas sensíveis ao toque ficaram populares porque são fáceis de usar. Agora, a indústria percebeu que os celulares dobráveis podem oferecer o melhor dos dois mundos, dando aos usuários a opção de ter uma tela grande quando precisam, mas também a facilidade de transportá-lo quando dobrado. Isso torna os celulares dobráveis mais versáteis e flexíveis para o uso diário.
É necessário que as empresas entendam o comportamento do consumidor, justamente porque suas preferências mudam com o tempo. Os celulares dobráveis, por exemplo, foram populares no passado, depois substituídos por modelos com telas sensíveis ao toque, e agora estão novamente em alta por suas vantagens únicas. Ficar de olho nesse comportamento cíclico é crucial para evitar que os produtos se tornem obsoletos. Companhias que se adaptam às mudanças e inovações do mercado têm mais chances de serem bem-sucedidas a longo prazo, criando produtos relevantes e competitivos.
E eu quero saber: você acha que a moda pega (de novo)?
O curso S4D pode ser uma ferramenta valiosa para empresas que desejam acompanhar o comportamento cíclico do consumidor e se manterem relevantes ao longo do tempo. Ele ensina sobre inovação estratégica e o uso de ferramentas eficazes que te ajudarão a se adaptar às mudanças do mercado e evitar que seus negócios se tornem obsoletos. Saiba mais aqui!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!