StartSe blackfriday logo
Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

O que é etarismo e como combatê-lo na empresa?

Etarismo é discriminação e preconceito relacionado com a idade de uma pessoa. Entenda o impacto no ambiente de trabalho!

O que é etarismo e como combatê-lo na empresa?

(Foto: divulgação)

, jornalista

4 min

18 abr 2023

Atualizado: 19 mai 2023

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Quando falo a minha idade, a reação das pessoas é quase sempre a mesma: “Nossa! Não parece. Achei que você tivesse 22 ou 23 anos. Você está bem.”

Farei 30 no próximo mês. E estou longe de querer parecer mais jovem do que realmente sou. Estou feliz com as marcas na pele que começam a aparecer. Está tudo bem. Na real, nunca me senti tão bem, forte e potente como estou agora.

Mas, isso me fez refletir sobre a questão da idade no mercado de trabalho. Daí lembrei de um comentário de um homem quando eu estava cursando a faculdade e ainda não atuava como jornalista oficialmente: “Bom, você está jovem. Se tivesse mais de 27 anos, estaria velha demais para exercer a profissão”, me disse ele.

Nunca me esqueci disso. Por que estaria velha demais? Obviamente, não concordei com a fala. 

Porém, infelizmente, esse tipo de comentário é mais comum do que a gente imagina. Aconteceu comigo, com a Patrícia Linares (você viu no noticiário?) e com tantas outras de nós. A maioria, sempre mulher. E isso passou da hora de mudar. Velha demais é perpetuar essa conduta, a do etarismo.


O que é etarismo?

Etarismo é discriminação e preconceito relacionado com a idade de uma pessoa. Em outras palavras, é quando alguém é visto como velho demais. No ambiente de trabalho é mais comum do que você imagina:

  • 70% de profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito por causa de sua idade durante processos seletivos, segundo pesquisa de 2021, feita pela plataforma de vagas Infojobs
     
  • 80% das mulheres já sofreram discriminação na América Latina por serem vistas como “muito velhas”, de acordo com outro estudo, realizado pela iStock em 2022
     
  • Com recorte masculino, 49% disseram que já sofreram etarismo

Como combater o etarismo no trabalho?

Primeiro, faça um mapeamento. Veja se o seu time é diverso também em questão geracional. Tem pessoas das mais variadas idades?

Se a resposta for não, faça uma reunião com o time de RH e, ao abrir novas vagas, tenha atenção na descrição de cargos e funções para que não tenha viés relacionado às gerações. Já internamente, outra dica é criar um comitê de diversidade.

Promova conversas, eventos e palestras sobre etarismo no trabalho. Além disso, crie espaços confortáveis para que profissionais relatem seus sentimentos. 

Neste vídeo, a gente explica como criar um comitê de diversidade. Assista. E não esqueça: ter um time diverso - incluindo o de gerações - é pauta ESG. E quem não for ESG vai ficar para trás. 

PAPO DE VIDEOCAST 

Neste episódio, eu conversei com Eduarda Camargo, cofundadora da Pantys, sobre como empreender revolucionando uma indústria, a importância do ESG e dicas para quem quer abrir um e-commerce. Assista aqui, às 18h.

Leitura recomendada 

A pauta ESG dentro das empresas não é só a respeito de sustentabilidade. Pautas como equidade de gênero, etarismo e como gerir times diversos também é prioridade. Se você é uma liderança e quer levar essa pauta e discussões para dentro da sua empresa, temos um convite especial para você. Confira aqui!

*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades inicialmente. Assim, estará sempre um passo à frente.

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!