Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

'Eu sei como você se sente': por que pessoas emocionalmente inteligentes nunca dizem essa frase?

De acordo com outro estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, tendemos a presumir que outras pessoas compartilham nossos sentimentos sobre experiências parecidas, especialmente quando as conhecemos relativamente bem. E isso é um problema. Entenda!

'Eu sei como você se sente': por que pessoas emocionalmente inteligentes nunca dizem essa frase?

Pessoas conversando no escritório (Foto: via Canva)

, jornalista

4 min

20 abr 2024

Atualizado: 20 abr 2024

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Antes de explicar o porquê, é importante que você saiba que, quando o time sente que sua liderança é empática, torna-se mais engajado, mais incluído e menos propenso a pensar em sair da empresa. Foi o que mostrou um estudo feito pela Catalyst, organização sem fins lucrativos global apoiada por CEOs.

“De acordo com outro estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, tendemos a presumir que outras pessoas compartilham nossos sentimentos sobre experiências parecidas, especialmente quando as conhecemos relativamente bem”, conta a Inc.

“Família, amigos, funcionários – quanto melhor conhecemos alguém, mais tendemos a presumir que compartilhamos os mesmos sentimentos”, completa.

E isso é um problema. Como escrevem os pesquisadores:

“Propomos, no entanto, que a proximidade pode levar as pessoas a subestimar a forma como comunicam, um fenômeno que chamamos de preconceito de comunicação por proximidade.”


O resultado? Você não escuta atentamente. Você faz menos perguntas. Você presume que sabe como a outra pessoa se sente. 

“Dar um passo atrás para refletir sobre o que a outra pessoa pensa e sente pode diminuir ainda mais a precisão de suas suposições, porque ainda significa que você está fazendo suposições”, destaca a Inc.


Por que pessoas emocionalmente inteligentes nunca dizem essa frase?

Em outras palavras, tentar demonstrar empatia faz com que a outra pessoa sinta que você está sendo menos empático, principalmente quando diz “eu sei como você se sente.”

Por que? “Por um lado, não importa quão bem você conheça alguém, é impossível saber como essa pessoa se sente”, destaca a revista.

Ao dizer "eu sei como você se sente" e depois tentar provar que entende, compartilhando sua própria história, você desvia a atenção da outra pessoa para você.

O que fazer? “Em vez disso, diga: ‘como você se sentiu?’ Ou: ‘O que você achou disso?’ Apenas ouça e faça perguntas simples. Pergunte como eles reagiram. Pergunte como as coisas aconteceram. Pergunte o que você pode fazer para ajudar a melhorar a situação”, sugere a Inc.

Por que importa?
Ao criar um ambiente seguro e acolhedor para que seus colaboradores expressem suas emoções, líderes podem fortalecer a confiança, o engajamento e a produtividade da equipe.

Lembre-se: A empatia verdadeira se manifesta através da escuta ativa, perguntas abertas e demonstração de apoio.

Leitura recomendada

Quer entender mais sobre soft skills? Faça o WLP, formação internacional de impacto, que desenvolve habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma Liderança Feminina Transformadora, em posições estratégicas de mercados altamente competitivos. Confira mais!

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!