Serão 200 unidades do eVTOL entregues para transformar a mobilidade urbana nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Aeronave eVTOL da Eve (foto: divulgação)
, Head de Conteúdo
8 min
•
1 jun 2021
•
Atualizado: 1 jun 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Alberto Cataldi
Não é de hoje que o setor de mobilidade avança para um futuro onde o transporte pelo ar seja mais acessível, barato e prático para o dia a dia. Mas agora a Embraer deu um passo que tornará esse futuro em realidade atual. A Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão criada pela companhia aérea, anunciou uma parceria com a Halo, líder de distribuição de helicópteros premium nos Estados Unidos e Reino Unido, para fornecer 200 unidades de sua aeronave eVTOL. As vendas começam já em 2026.
O nome eVTOL é uma sigla para Electric Vertical Takeoff and Landing, ou decolagem e aterrisagem elétrica vertical. É um termo utilizado para todos os veículos que, na prática, funcionam como drones tripulados. Eles são mais limpos, silenciosos, práticos e tecnológicos que os helicópteros e são tidos como a chave para o mercado UAM (Urban Air Mobility) se difundir pelas capitais do mundo.
“Nós acreditamos que a Eve desenhou uma aeronave que é bem preparada não apenas para uma certificação inicial, mas também tem um histórico provado de produção”, afirmou Kenneth C. Ricci, Principal of Directional Aviation do fundo de investimentos do qual a Halo faz parte. "A excelente linhagem do design, certificação e produção que a Embraer traz para esta aeronave posiciona a Eve com vantagens significativas sobre os concorrentes˜, avaliou.
Quando fala em concorrentes, o executivo se refere a uma série de iniciativas de startups e grandes empresas que também estão investindo pesado na criação de “carros voadores”. A Volocopter, por exemplo, já existe há 10 anos e desenvolve veículos eVTOL para fazerem vezes de táxis. O VoloConnect é um projeto de aeronave com 100 quilômetros de autonomia de vôo que deve ser revelada oficialmente já em 2022.
Já a startup Lilium investe em uma tecnologia que mescla o conceito eVTOL com os tradicionais jatos e promete que a operação comercial começará já em 2024. A Uber foi outra empresa que investiu no desenvolvimento de táxis voadores, mas em 2018 abandonou os planos e colocou a Uber Air à venda.
A colaboração entre Embraer/Eve e Halo é a primeira internacional para o desenvolvimento de uma aeronave eVTOL. Uma das vantagens da Eve sobre as concorrentes é que ela já está certificada para operar no Reino Unido, o que deve facilitar o avanço para uma fase de testes e, posteriormente, operação em Londres.
A Eve também possui um sistema de monitoramento de tráfego aéreo, que será fundamental para a viabilidade da operação do eVTOL. Ao unir essa técnica com a experiência de longa data da Halo, a expectativa é que as aeronaves já possam começar a funcionar em breve.
Os carros voadores são um sonho antigo da humanidade. E agora, estão virando realidade. Não bem ao estilo dos filmes de ficção científica, mas como uma evolução de conceitos tecnológicos mais atuais, como drones, inteligência artificial e sensores avançados. A Eve foi uma iniciativa criada pela Embraer justamente para acelerar projetos de UAM em todo o mundo e esta parceria deve acelerar ainda mais o desenvolvimento de outros produtos que tornem o vôo uma alternativa viável e real para a mobilidade urbana. Em uma realidade onde o mercado automotivo já enfrenta grandes problemas, essa é mais uma transformação que se aproxima cada vez mais do retrovisor das marcas tradicionais.
O Planejamento Estratégico Tradicional se tornou um mecanismo "ingênuo" para acompanhar o ritmo da Nova Economia. Conheça o programa S4D - Strategy for Disruption e veja o inédito Planejamento Estratégico 4D StartSe, único no mundo e capaz de gerar Poder Competitivo e Adaptativo Real para seu negócio.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Head de Conteúdo
Head de Conteúdo e Partner na Startse. Mais de 20 anos de experiência na coordenação e produção de conteúdo editorial e para marcas. Fala sobre estratégia, inovação, tecnologia e comunicação.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!