Sou Aluno
Formações
Imersões
Eventos
AI Tools
Artigos
Sobre Nós
Para Empresas

Fechar uma empresa não precisa ser um pesadelo

BaixaCNPJ: a startup que nasceu no auge da pandemia lança plataforma digital para simplificar, automatizar e baratear o encerramento de CNPJs — encerrando ciclos para abrir novos caminhos.

Fechar uma empresa não precisa ser um pesadelo

Foto: Pexels

, redator(a) da StartSe

4 min

7 abr 2025

Atualizado: 7 abr 2025

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!

Seu conteúdo em até 1 minuto*

Ao menos é isso que a BaixaCNPJ acredita e quer disseminar no mercado. 

A empresa não surgiu agora. Ela nasce no momento em que, possivelmente, o Brasil mais fechou empresas: em meio à pandemia, quando foi responsável por mais de 20 mil baixas de pessoas jurídicas. 

Mas só agora, por meio de uma parceria assinada com grandes players de tecnologia, a BaixaCNPJ atingiu escala e automação para lançar uma plataforma que garante que o empresário tenha, a poucos cliques, acesso às facilidades de encerrar seus negócios e, se for o caso, ter acesso a planos de equalização e quitação de dívidas fiscais.

O lançamento desta plataforma será ainda no primeiro semestre de 2025.

“O fechamento de empresa pode levar entre 30 a 40 dias quando feito pelos meios tradicionais, exigindo idas a contadores, juntas comerciais e órgãos fiscais. Com a plataforma 100% digital da BaixaCNPJ, reduzimos esse prazo para apenas um dia útil, possibilitando até que o empresário encerre e resolva as pendências fiscais posteriormente”, explica Thiago Gomez, CEO & Co-Fundador da empresa.

Em conversa com a Redação da StartSe, André Bellarmino, CSO e Fundador da BaixaCNPJ, detalhou o perfil de empresários que buscam essa solução digital: “A maioria são empreendedores que estão mudando de ramo, abrindo um novo negócio ou que possuem um CNPJ sem faturamento e querem evitar custos desnecessários.”

Os planos da BaixaCNPJ contemplam todos os perfis econômicos e serviços que envolvem o encerramento de uma empresa, partindo de R$ 800. 

Por que isso importa?

Empreender não é apenas sobre abrir um negócio, mas também saber o que fazer quando chega o momento de encerrá-lo. 

O processo tradicional pode ser burocrático, analógico e custoso, mas o mercado necessita de negócios que mudem essa realidade, tornando tudo mais rápido, acessível e digital. 

Foi o que fez a BaixaCNPJ.

Se o seu negócio já não faz sentido, por qualquer razão, este capítulo precisa ser encerrado antes do próximo passo, para evitar custos desnecessários futuramente. 

Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!


Assuntos relacionados

Imagem de perfil do redator

Jornalista e Copywriter. Escreve sobre negócios, tendências de mercado e tecnologia na StartSe.

Leia o próximo artigo

newsletter

Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!