Assim como o Pix, o sistema americano funcionará permitindo pagamentos em tempo real, proporcionando maior agilidade e eficiência nas transações. Entenda!
Pagamento instantâneo (Foto: Canva)
, Produtora de Conteúdo
8 min
•
24 jul 2023
•
Atualizado: 24 jul 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O Federal Reserve — Banco Central dos Estados Unidos — está prestes a lançar o serviço FedNow, que tem como objetivo modernizar o sistema de pagamentos dos Estados Unidos.
Ou seja, agora os Estados Unidos têm, sim, um sistema parecido com o Pix. Com previsão para operar 24 horas por dia, sete dias por semana, o serviço visa eliminar os atrasos frequentes nas transferências de dinheiro, permitindo que os norte-americanos realizem transações de envio e recebimento em segundos.
Diferente dos intermediários como Venmo e PayPal, o FedNow não atua como intermediário entre bancos. Os pagamentos realizados através do FedNow serão liquidados diretamente nas contas do banco central dos Estados Unidos.
O FedNow permite que as empresas realizem pagamentos e recebam fundos de forma instantânea, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso melhora significativamente a eficiência das operações comerciais, facilitando o fluxo de caixa e agilizando o processamento de pagamentos.
Ao permitir pagamentos diretos e instantâneos, o FedNow pode reduzir a necessidade de intermediários e transações complexas, o que pode levar a economia de custos operacionais para as empresas.
Com pagamentos instantâneos disponíveis, as empresas podem melhorar suas relações com fornecedores, o que garante que eles sejam pagos de forma rápida e confiável. Isso facilita a criação de melhores acordos comerciais e condições de fornecimento.
Com o FedNow, os indivíduos podem receber seus pagamentos, como salários e benefícios, de forma imediata. Isso significa que eles têm acesso rápido aos fundos assim que são disponibilizados, sem atrasos ou esperas.
O FedNow torna as transferências de dinheiro entre indivíduos mais rápidas e fáceis. Isso é especialmente útil em situações como divisão de despesas, pagamento de contas compartilhadas ou envio de dinheiro para amigos e familiares.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, o FedNow permite que os indivíduos façam transações financeiras a qualquer hora do dia, incluindo fins de semana e feriados, o que elimina a dependência dos horários de funcionamento dos bancos.
O Pix se tornou inspiração. Isso porque, tem sido um grande sucesso desde o seu lançamento há quase três anos. Ele se tornou muito popular entre a população e até mesmo ganhou reconhecimento internacional, sendo elogiado pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.
Inclusive, recentemente, o Pix alcançou um novo recorde de transações diárias. Em um único dia, foram realizadas 124,3 milhões de operações de transferências e pagamentos em tempo real, somando um valor total de R$ 68,4 bilhões.
Com o avanço da tecnologia e a evolução das expectativas dos consumidores, as pessoas estão cada vez mais acostumadas com a instantaneidade e a conveniência em suas vidas cotidianas — Isso inclui a forma como realizam transações financeiras. Elas desejam eficiência e praticidade em suas operações financeiras e sistemas como o FedNow e o Pix buscam atender a essa demanda.
Para as empresas, a adaptação a essas mudanças de comportamento dos clientes é crucial para se manterem competitivas no mercado. Os consumidores tendem a preferir empresas que oferecem opções de pagamento mais rápidas e seguras, e aquelas que não acompanham essa tendência podem perder clientes para concorrentes.
Junte-se a nós para explorar a fascinante interseção da Inteligência Artificial e a reinvenção da Indústria de Pagamentos. Com 2 palcos empolgantes e mais de 30 convidados especialistas, vamos discutir a eficiência, segurança e conveniência na relação da IA com os meios de pagamentos. Clique aqui para participar do maior evento de Pagamentos do Brasil!
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produtora de Conteúdo
Jornalista. Possui experiência no mercado financeiro, social media e customer experience. Passou pela XP Inc.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!