Saiba como as plataformas ágeis ajudam a aumentar a produtividade das equipes e dos projetos
Trello (Divulgação blog Trello)
, jornalista
5 min
•
5 out 2021
•
Atualizado: 17 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
Por Sabrina Bezerra.
Você usa ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas? Eu arrisco a dizer que sim. Nos últimos tempos, muitas empresas adotaram plataformas de metodologia ágil.
E a tendência é continuar neste ritmo. Isso porque, cerca de 43% das companhias “pretendem levar algum de seus sistemas de gestão para a nuvem nos próximos dois anos” diz a IDC.
Mas por quê? Por facilitar o trabalho do dia a dia e, consequentemente, aumentar a produtividade. Dados da consultoria QSM mostram que a metodologia ágil eleva em 25% o desempenho das pessoas.
Diante deste mercado que está em polvorosa, selecionamos 4 ferramentas de gestão de projetos e tarefas. Confira:
Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de projetos com foco na automatização do fluxo de trabalho. O preço pode variar — a depender do tamanho da empresa — mas tem pacote free, sem custo.
“Somos low-code e no-code que dá a qualquer um o poder de automatizar workflows e gerenciar processos de trabalho sem precisar de conhecimentos de programação”, diz a empresa.
Criação de tarefas; automação no-code de fluxo de trabalho; comunicação; colaboração dentro da plataforma; rastreamento de solicitações que permite que pessoas externas à empresa acompanhem as demandas; fluxos de aprovação. Além disso, banco de dados de funcionários, gerenciamento de pessoas e sistemas de folha de pagamento também podem ser integrados ao Pipefy.
A metodologia da empresa é voltada para as áreas de atendimento ao cliente, finanças, marketing e recursos humanos.
+ Quer saber mais? Alessio Alionço, fundador e CEO Pipefy, vai participar do SVWC, evento online gratuito da StartSe, no dia 27 de outubro. Faça a sua inscrição.
Por meio da plataforma online, os usuários podem gerenciar projetos e processos diários em conjunto. O preço é gratuito para empresas com até dois funcionários. Atualmente, mais de 125 mil companhias em todo o mundo usam o monday.com.
Oferece templates visuais, integra os aplicativos que você usa — exemplo: LinkedIn, Slack, Outlook, entre outros — e automatiza o trabalho repetitivo. “Também oferecemos diversas ferramentas de autoaprendizagem em nossa Central de Suporte”, diz a companhia.
+ Brunno Santos, responsável pela operação Monday.Com Brasil, vai participar do SVWC, evento online e gratuito da StartSe, no dia 21 de outubro. Assista!
O Trello foi inspirado na metodologia Kanban — usada desde 1953 pela Toyota. À época, quando foi criado, o objetivo do Trello era controlar o estoque para não faltar e nem sobrar produtos. Hoje, permite fazer mais do que isso: "ajuda os times a agilizar o trabalho", diz a empresa. Cerca de 1 milhão de times usam a ferramenta.
Por ser intuitivo, permite que os colegas de trabalho colaborem e gerenciem os produtos de forma ágil. Funciona assim: a organização é feita por meio de quadros, listas e cartões (veja imagem abaixo). Também é possível automatizar o trabalho e integrar ferramentas como Evernote, Dropbox e Google Drive.
Quer ficar por dentro das inovações da área de recursos humanos? Participe do SVWC, evento online e gratuito da StartSe, no dia 21 de outubro. Faça a sua inscrição.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!