Figurinhas do álbum da Copa do Mundo podem ser insubstituíveis, e passarem a valer muito dinheiro.
Figurinha Neymar Jr
, Produção de Conteúdo
4 min
•
31 ago 2022
•
Atualizado: 19 mai 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
texto por Junior Borneli, originalmente publicado no LinkedIn.
A Panini, responsável pelo álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo FIFA, é uma empresa italiana, fundada em 1961 por Giuseppe Panini, na cidade de Modena.
Hoje a empresa está avaliada em US$ 3 bilhões, com faturamento anual acima de US$ 1 bi. Além de figurinhas da Copa do Mundo, a Panini faz muito mais.
Todos os direitos de publicação de quadrinhos com personagens da Marvel Studios pertencem à Panini, que distribui seus produtos para mais de 100 países no mundo todo.
Na última Copa do Mundo a Panini imprimiu cerca de 8 milhões de pacotes de figurinhas por dia! A parceria entre a empresa e a FIFA vem desde a Copa de 70, vencida pelo Brasil.
Mas a Panini não ficou só no mundo físico. Ela tem diversas iniciativas tech. Uma delas é a captura de dados de jogadores de para criação de insights para agentes, clubes e produtoras de games.
Aliás, os álbuns e figurinhas da Panini são uma boa fórmula lúcida de explicar, bem resumidamente, o que é NFT. Vamos tentar fazer isso em poucas linhas, como aprendi com o Cristiano Kruel:
Imagina que o Neymar autografou a figurinha dele próprio e deu pra você. A partir desse momento, esta figurinha do Neymar é única, diferente de qualquer outra figurinha do Neymar que exista por aí.
Por este motivo, ela é uma figurinha "não substituível". Não posso trocar a minha figurinha do Neymar autografa por outra, sem autógrafo. Ela passa a ser um NFT (non-fungible token).
Pois bem. Agora imagine que o Neymar assinou 100 figurinhas com a cara dele e decidiu fazer uma festa. Qual é a senha para entrar na festa? Ter uma figurinha do Neymar autografada por ele.
Esses 2 exemplos acima explicam, de forma simples, um NFT. A primeira tem valor porque é rara, única, insubstituível. A segunda tem valor porque dá acesso a algo que não pode ser acessado.
Agora, leve isso para o mundo digital. A lógica é a mesma, apesar de ser mais difícil de compreender (ou aceitar) que um meme ou um emoji pode valer milhões de dólares.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, Produção de Conteúdo
Produtora de conteúdo na StartSe, roteirista e organizadora do Podcast Organizações Infinitas.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!