Saiba o que está por trás do mercado de carro como um serviço (ou car as a service).
(Foto: Divulgação Ford)
, jornalista
5 min
•
28 jun 2021
•
Atualizado: 8 ago 2023
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!
O mercado de carros por assinatura tem se tornado cada vez mais competitivo. Isso porque, o sonho do veículo próprio tem ficado cada vez mais para trás (entenda no tópico por que importa). De olho nisso, a Ford lançou o FORD GO, serviço de aluguel de carros por assinatura. Funciona assim: o cliente aluga um carro 0 km e não precisa pagar custo de manutenção, IPVA e seguro.
A empresa lançou a modalidade após realizar um teste bem-sucedido no ano passado em Brasília, Goiânia e Porto Alegre. Agora, os veículos por assinatura estão disponíveis oficialmente em mais de 200 cidades do Brasil e oferece todas as versões da Ranger (XLS, XLT, Limited, Storm e a nova Black) e do Territory (SEL e Titanium), com mensalidades a partir de R$ 3.700 e opções de franquia mensal de 2 mil km e 3 mil km na assinatura de um ano. Todo o procedimento pode ser feito 100% digital. “Se o consumidor quiser, já vêm com o adesivo de pedágio e estacionamento da Veloe sem custo adicional”, diz a empresa.
“Cada consumidor tem necessidades diferentes e a proposta da Ford é dar opção de escolha [assinar ou comprar] para ele encontrar a que vai atendê-lo melhor no seu momento de vida”, diz em nota Luciano Driemeier, gerente de mobilidade e novos negócios da Ford.
Trata-se de uma modalidade em que o usuário aluga um carro por um plano mensal ou anual diretamente pelas fabricantes ou locadoras de veículos. Neste caso, ao invés do cliente efetuar o pagamento à vista ou financiar o veículo, ele paga um valor mensal ou anual por um carro 0 km. A vantagem? Não é preciso se preocupar com custo de manutenção, IPVA e seguro, pois já estão embutidos no plano contratado. O valor depende do modelo do veículo escolhido e da quilometragem contratada para utilização.
O carro como um serviço (ou car as a service) tem se tornado uma tendência — que foi acelerada pela pandemia de covid-19 — principalmente por causa do novo comportamento das gerações Y e Z. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, 56% dos brasileiros (das gerações Y e Z) usuários do serviço de veículo por assinatura disseram ser dispensável comprar um carro no futuro.
Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, empresa de pesquisa de mercado, diz em nota que a modalidade é uma das 12 grandes tendências globais da atualidade. “As pessoas querem simplificar sua vida e reduzir a energia gasta em tarefas administrativas que não trazem satisfação. A assinatura permite ter a independência, flexibilidade, conveniência e praticidade de um automóvel sem a complexidade e os custos de propriedade.”
A movimentação da Ford mostra que também está de olho nos concorrentes. Não à toa: as montadoras Fiat, Renault e Toyota já marcaram presença na modalidade de carros por assinatura. A seguradora Porto Seguro também oferece o serviço.
+ O fim dos carros a combustão? Marcas vão focar só em elétricos a partir de 2030
O "Tradicional" já não tem mais impacto. Conheça nosso programa de Formação Executiva xBA e construa um diferencial competitivo relevante para sua liderança, dominando os inovadores princípios de uma Gestão Exponencial aprendendo diretamente com experts internacionais do Vale do Silício, em um programa exclusivo e restrito em parceria com a Nova SBE Executive Education, uma das mais conceituadas Escolas de Negócios da Europa.
Gostou deste conteúdo? Deixa que a gente te avisa quando surgirem assuntos relacionados!
Assuntos relacionados
, jornalista
Sabrina Bezerra, head de conteúdo na StartSe, possui mais de 13 anos de experiência em comunicação, com passagem por veículos como Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios, ambos da Editora Globo.
Leia o próximo artigo
newsletter
Start Seu dia:
A Newsletter do AGORA!